Cidade de São Paulo

2 de dezembro de 2014

Organização Mundial do Turismo destaca trabalho do Observatório do Turismo de São Paulo

Por: Web Matser

Tags:

Publicação internacional da OMT divulgou estudo com o tema turismo de compras na capital paulista.

São Paulo, 28 de novembro de 2014 – A oitava edição da publicação “AM Reports”, material editado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e referência internacional no segmento, foi lançada com foco no turismo de compras, incluindo dados de uma pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo que traça o perfil e os hábitos de consumo dos viajantes que aproveitam sua estada na capital paulista para consumo.

O estudo de caso de três páginas consagra o Observatório paulistano como a principal fonte de informações em turismo na cidade de São Paulo. Os critérios da OMT para publicação de pesquisas são bastante rígidos e a coleta de dados deve seguir padrões internacionais, o que confirma o trabalho realizado pelo núcleo de estudos de São Paulo como de alta qualidade.

Além do destaque na revista impressa, a participação no 1º Encontro Nacional de Observatórios de Turismo realizado ontem (27/11) em Maceió (Alagoas), também foi importante para a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). A palestra ministrada pelo chefe da equipe do Observatório paulistano, Fabio Montanheiro, procurou levar a outros destinos brasileiros a experiência de nove anos em pesquisas voltadas ao setor.

“Há grande interesse de nosso departamento e da capital paulista em participar das discussões que envolvem pesquisas em turismo. Foi debatido muito sobre harmonização na coletas de dados entre os destinos, seja nas esferas nacional, estadual e municipal”, destaca. “Essa medida traria benefícios a todos os envolvidos, já que poderíamos comparar informações de forma padronizada e melhorar decisões em relação ao turismo no Brasil”, enfatiza Montanheiro.

O diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, entidade que promoveu o encontro, José Francisco de Salles Lopes, apresentou as linhas gerais do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas de Turismo, que será desenvolvido com a participação dos estados e municípios brasileiros. O Observatório paulistano está à disposição do projeto, com o objetivo de contribuir e desenvolver a coleta de informações sobre turismo no Brasil.

Para baixar a publicação da OMT na íntegra, acesse http://bit.ly/TAYfed.

Conheça os materiais na íntegra do Observatório do Turismo no site www.observatoriodoturismo.com.br.