Cidade de São Paulo

18 de junho de 2014

Monitoramento das redes sociais mostram seleções que se destacam

Por: Web Matser

Tags:

Além do aumento de turistas estrangeiros e nacionais na capital paulista por conta da Copa do Mundo FIFA 2014, a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa em São Paulo apontou, no último levantamento, mais de 300 palavras-chave relacionadas ao evento em São Paulo.

O destaque do último relatório ficou por conta das seleções mais citadas. Além da seleção brasileira, com 27,3%, Inglaterra, Itália, Espanha e Argentina foram as mais comentadas pelos internautas.

Às vésperas da partida entre Uruguai e Inglaterra na Arena Corinthians, no dia 19 de junho, o time dos ingleses apareceu em segundo lugar na lista das mais comentadas, com 15,7% das citações. Em seguida, apesar de não ter jogo em São Paulo, está a seleção da Itália, com 7,3% de referências.

A amostra total teve como base 107 mil mensagens enviadas em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, e o levantamento foi consolidado pela equipe do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).

Dentre os pontos turísticos de São Paulo, os mais citados nas redes sociais são Avenida Paulista, Museu do Futebol, Masp, Pinacoteca, Rua 25 de Março, Mercadão e Vila Madalena.

Outro dado divulgado pelo próprio Twitter esta semana, mostrou que, no dia da abertura e primeira partida do Mundial em 12 de junho, foram feitas 12,2 milhões de tuítes no mundo todo.

O monitoramento das mídias sociais está sendo feito simultaneamente com a quantificação do número de turistas que chegam em São Paulo, visitantes atendidos nas Centrais de Informação Turística (CITs), movimento nos bares, restaurantes, hotéis e a situação da mobilidade na cidade.

Mais de 60 mil turistas já “invadiram” São Paulo

Bares cheios, restaurantes onde são ouvidos vários idiomas diferentes, pontos turísticos com pessoas falando várias línguas diferentes. Desde a semana passada, com o início da Copa do Mundo FIFA 2014, a cidade de São Paulo vem recebendo a visita de milhares de turistas, boa parte deles de outros países.

É o que mostram os dados da Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo em São Paulo, iniciativa da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos da cidade, vinculada a Secretaria Especial para Assuntos de Turismo.

A estimativa é que 64 mil turistas já tenham passado pela cidade desde o início do Mundial, sendo que aproximadamente 10 mil são estrangeiros.

De acordo com a apuração diária do órgão, muitos pontos turísticos, restaurantes e agências de turismo da cidade tiveram aumento na freqüência. Somente nos bares da Vila Madalena, o aumento na movimentação foi de 80%.

O mesmo foi registrado nas Centrais de Informação Turística (CITs) da capital paulista, administradas pela SPTuris. O movimento nas CITs triplicou, sendo que 55% das pessoas são de outros países. Em dias normais, a freqüência média de turistas internacionais nas CITs é de 21,7%.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os números representam o que está se vendo nas ruas. “Ao passear pela Vila Madalena, é possível ver que São Paulo está cheia de turistas, que estão aproveitando e muito a cidade”, comemora.

Todos os relatórios da Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo em São Paulo estão disponíveis em www.observatoriodoturismo.com.br.