Cidade de São Paulo

13 de setembro de 2013

Interesse por lazer na cidade é maior entre turistas do Estado

Por: Web Matser

Tags:

Levantamento realizado pelo Observatório do Turismo aponta que 17,2% dos turistas paulistas têm o entretenimento como motivação, enquanto, entre o turista geral, o índice é de 10,5%.

São Paulo, 11 de setembro de 2013 – Viagens à capital paulista motivadas por lazer e cultura são mais recorrentes entre turistas vindos de cidades do estado de São Paulo. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). A análise mostra que 17,2% dos visitantes paulistas têm esta intenção, enquanto, entre o público geral, o valor é de 10,5%.

O estudo, feito a partir da pesquisa em meios de hospedagem paulistanos no primeiro semestre de 2013, traça o perfil do maior mercado emissor da cidade: cidades do interior do estado. Os paulistas representam 26,6% dos turistas de São Paulo. A maioria é procedente de cidades próximas como Campinas (12,1%), Ribeirão Preto (6%), Bauru (4,9%), Santos (3%), São José do Rio Preto (2,8%), Sorocaba (2,8%), entre outras.

A permanência média é de 2,6 pernoites, próxima à média dos brasileiros (2,9 pernoites). O gasto médio no período é de R$ 1298, também similar aos turistas nacionais, de aproximadamente R$ 1450. As principais atividades realizadas na cidade são gastronomia (25,9%), compras (17,5%), vida noturna (15,8%), shows (5,5%), teatro/cinema (5,1%), parques (3,4%) e eventos esportivos (2,6%). Como esperado, a maioria utiliza o carro como meio de transporte para chegar à cidade (59,8%).

O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, ressalta a importância de conhecer e se aproximar desse que é o maior mercado da cidade. “Estamos desenvolvendo diversas ações voltadas para esse nicho, como o ‘São Paulo Porta a Porta’, que trabalha diretamente com agentes e operadores do interior. E é essencial conhecer muito bem esse público para orientar nossos projetos”, explica.

Projeto “São Paulo Porta a Porta” já atingiu mais de 200 agentes de viagens do interior paulista

Para reforçar a divulgação da capital paulista como destino de negócios, eventos e cultura, a SPTuris visitou agências e operadoras de viagens em 17 cidades do interior do estado com o projeto “São Paulo Porta a Porta”. A equipe da SPTuris esteve em Americana, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Praia Grande, Rio Claro, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, entre outras, e mais de 200 agentes foram impactados.

Em cada destino, foi apresentada a extensa oferta da capital e a qualificada infraestrutura paulistana. Também foi distribuído material especializado, como guias, mapas e folhetos, que poderá ajudar o agente a oferecer o melhor de São Paulo para os turistas. As próximas ações deste ano estão previstas para as cidades de Franca, Ribeirão Preto, Barretos, Mogi Mirim, Bauru e Marília.