Você está em: Comunicação > Releases

Releases

10 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015: prefeito Fernando Haddad entrega Chave da Cidade à Corte

Por: Web Matser

Tags:

Foto: José Cordeiro/SPTuris

Foto: José Cordeiro/SPTuris

O prefeito Fernando Haddad entregou nesta terça-feira a Chave da Cidade para os membros da Corte do Carnaval 2015. A cerimônia é um ato simbó lico que marca o início das festividades carnavalescas na capital paulista e representa o reinado de Momo na folia paulistana.

O Rei Momo deste ano, Valter Pinto, mais conhecido como Brigadeiro, foi escolhido durante evento realizado em janeiro no Anhembi, juntamente com a Rainha Theba Pitylla. Também foram eleitas a Primeira Princesa, Katia Salles, e a Segunda Princesa, Natacha Moura. Confira abaixo o perfil dos membros da Corte:

  • Rei Momo: Valter Pinto, 38 anos, segurança, 144 kg
  • Rainha: Theba Pitylla Ferreira da Rocha, 30 anos, bailarina, 1,63 m
  • 1ª Princesa: Katia Cristina Ferreira Salles, 29 anos, assistente de produção, 1,75 m
  • 2ª Princesa: Natacha Moura, 25 anos, modelo, 1,75 m

Juntaram-se ainda o Cidadão Samba Liberto Solano Trindade, da escola de samba Vai-Vai, e a Cidadã Samba Maria Aparecida Dias, conhecida como Dona Nena, da agremiação Brinco da Marquesa. Ambos foram escolhidos pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp).

Pré-Carnaval agita as ruas da cidade

Desde o dia 31 de janeiro, o pré-Carnaval de São Paulo começou a esquentar o público com muita alegria. Blocos antigos e tradicionais filiados a entidades carnavalescas como Abasp e ABBC, continuam divertindo as pessoas em várias regiões da cidade. Além destes blocos e bandas, os blocos especiais da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) se apresentam na região da Luz nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Nos últimos anos, com o surgimento de blocos independentes espalhados por diferentes bairros de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura começou a cadastrar, no final de 2013, os novos grupos interessados em receber apoio da Prefeitura.

Desta forma, além de oficializar o Carnaval de Rua, a festa espontânea tornou-se mais organizada, com oferta de estruturas para reduzir o impacto na cidade, como banheiros químicos, grades, ambulâncias, fechamento de ruas e outras demandas de acordo com o tamanho de cada bloco e local de desfile.

Somente no fim de semana dos dias 7 e 8 de fevereiro, a Prefeitura estima que mais de 300 mil foliões saíram às ruas. A programação inclui apresentações de blocos até o começo de março.

Últimos preparativos no Sambódromo

Na passarela do samba, a movimentação também é intensa para deixar tudo pronto antes dos desfiles. Os carros alegóricos das escolas de samba do primeiro dia do Grupo Especial (sexta-feira, 13/02) já estão na área da Concentração.

Mesas e cadeiras de pista foram instaladas e receberam numeração, as estruturas e decoração dos camarotes estão sendo finalizadas, equipes fazem checagem do sistema de som e iluminação e a pintura da pista está prevista para esta quarta-feira (11/02).