Você está em: Comunicação > Releases

Releases

27 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013 – Pesquisa mostra o perfil do folião no Sambódromo

Por: Web Matser

Tags:

Público presente também fez uma avaliação do evento e da cidade

Mulher, 30 a 39 anos, formação superior completa. Este é o perfil predominante de quem veio ao Sambódromo conferir os desfiles do Carnaval 2013, de acordo com o levantamento realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). O estudo, que acaba de ter seus resultados apurados, foi feito com mais de 1.200 pessoas nas arquibancadas do Anhembi, nos dias 8 e 9 de fevereiro.

A pesquisa apontou que 22,54% eram pessoas de fora da cidade de São Paulo (sendo 12,82% turistas de fora da Grande São Paulo), o que representa um crescimento de 12% em relação a 2012. Entre os principais emissores brasileiros estão cidades do interior de São Paulo, além dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Os turistas permaneceram, em média, 2,7 pernoites e o gasto médio foi de R$ 728,08 no período, dividido em hospedagem, alimentação, lazer, transporte e compras.

Pela primeira vez, o estudo apurou a presença do público no Sambódromo em anos anteriores. Mais de 47% afirmaram já ter assistido aos desfiles no local e, neste grupo, 57,02% afirmaram que o evento melhorou em relação aos outros anos. Em média, eles compareceram a 5,68 edições do Carnaval paulistano. Vale destacar que, entre os turistas, 17% demonstraram interesse em participar de outras atividades, entre elas blocos de rua (6,93%), Bailes de Carnaval (4,76%), Desfiles de Rua (2,6%) e Baladas (2,6%).

O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, destaca que o Carnaval Paulistano é um evento consolidado, que vem crescendo e que atrai muitas pessoas de fora de São Paulo, inclusive para atrações além do Sambódromo. “Percebemos que muitas pessoas também procuram a cidade durante o Carnaval para outras atividades. Os blocos vêm se destacando como uma atração alternativa e a Prefeitura de São Paulo já sinalizou que também pretende dar mais atenção a essa questão”, afirma.

Avaliação do evento e da cidade

Segundo a pesquisa, o evento foi muito bem avaliado em quase todos os quesitos, especialmente nos itens Segurança no Sambódromo (93,49%), Circulação entre os Setores (88,17%), Sinalização dos Setores (86,9%), Nitidez da Sonorização (85,74%), e Limpeza das Arquibancadas (73,52%).

A cidade de São Paulo também passou pela avaliação dos turistas. Opções de compras e opções de gastronomia foram os itens mais bem avaliados, atingindo, respectivamente, 74,16% e 70,18% de nota máxima. Atrativos culturais e hospedagem também ultrapassaram 50% de aprovação.

Confira as principais características do perfil do público do Carnaval SP 2013:

GÊNERO
Mulheres – 63,55% | Homens – 36,45%

IDADE
De 30 a 39 anos – 27,52%

INSTRUÇÃO
Superior completo – 41,97%

PROCEDÊNCIA
Residentes na cidade – 77,45 | Grande SP – 9,72% | Turistas – 12,82%

TURISTAS
Estado de São Paulo – 10,14% | Outros estados brasileiros – 1,76% | Outros Países – 0,92%

HOSPEDAGEM
Casa de amigos/parentes – 20,48% | Hotel/Flat – 11,43%

CHEGADA A SÃO PAULO
Carro – 50,23% | Ônibus (intermunicipal e fretado) – 30,23%

COMPRA DE INGRESSOS
Bilheteria – 65,21% | Internet – 27,75%

OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES
Internet – 48,80% | Amigos – 10,5%

PERMANÊNCIA MÉDIA: 2,69 pernoites

GASTO MÉDIO NO PERÍODO: R$ 728,08

INTERESSE EM OUTROS EVENTOS
Blocos 6,93% | Bailes 4,76% | Desfile de Rua 2,6% | Baladas 2,6%

A pesquisa do Carnaval SP 2013 estará disponível na íntegra a partir da próxima semana em www.observatoriodoturismo.com.br.