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9 de novembro de 2011

Autódromo de Interlagos tem novidades na estrutura para o GP de Fórmula 1 em 2011

Por: Web Matser

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Neste 40º GP Brasil de Fórmula 1, o Autódromo de Interlagos estréia as novas arquibancadas fixas cobertas do setor B. A obra, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB, integra o conjunto de melhorias de caráter permanente que vêm sendo realizadas no equipamento pela Prefeitura de São Paulo desde 2005.

A nova arquibancada (imagem acima), localizada em frente à largada, oferecerá 1.500 lugares, inclusive com acentos especiais para obesos e área para pessoas com mobilidade reduzida. Os trabalhos no local foram iniciados em 5 de agosto, com a demolição da antiga estrutura, e a conclusão está prevista para o dia 15 deste mês. Uma tribuna de honra, com capacidade para 800 pessoas, está prevista na segunda etapa, que será concluída em janeiro de 2012.

Atualmente, o Autódromo dispõe de 20 mil lugares em arquibancadas fixas. O número foi alcançado em 2007, quando foi construída uma nova estrutura permanente com capacidade para 7.752 pessoas.

Segurança

Para receber a F-1 também foram realizadas a manutenção e revisão de todo o equipamento. Neste ano de 2011, a Prefeitura de São Paulo investiu um total de R$ 23 milhões para atender as exigências do Plano 1, que é entregue anualmente pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que o Autódromo de Interlagos continue recebendo o selo de Grau 1 de Segurança Máxima.

Confira abaixo alguns itens da preparação para a F-1:

  • Atualização de todos os itens de segurança do Autódromo, segundo padrão FIA de segurança, incluindo todas as barreiras de pneus, que durante o ano sofrem impacto em corridas de outras categorias que utilizam a pista, e substituição de defensas metálicas;
  • Manutenção em todos os portões de entrada, alambrados, muros, cercas e rotas de fuga para a segurança do público;
  •  Reforma geral e completa das partes elétrica e hidrossanitárias;
  •  Fibra ótica;
  • Atualização do sistema de drenagem da pista;
  • Sinalização de solo da pista;
  • Conservação da cobertura do paddock;
  • Obras nos boxes e nos módulos de apoio, tanto de manutenção preventiva e impermeabilização, quanto de infraestrutura para o trabalho das equipes e pilotos;
  • Circuito fechado de televisão e sonorização;
  • Contratação de controladores de acesso, e da Sabesp, Bombeiros, Polícia Militar, Eletropaulo e CET;
  • Arquibancadas e espaços modulares adicionais;
  • Readequação das instalações do hospital e UTI;
  • Banheiros no setor superior da arquibancada em frente aos boxes para uso da imprensa;
  • Contratação de todo o serviço essencial para a realização do evento, como segurança, limpeza, equipamentos, tendas, contêineres, geradores, banheiros químicos, mobiliário, entre outros.

Histórico

O Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), ícone da cidade, tem 71 anos. Desde 2005, diversas obras garantiram melhorias importantes. A reestruturação e o recapeamento completo da pista, um novo hospital, ampliação e cobertura do terraço do Paddock, troca da cobertura dos boxes, banheiros em alvenaria, ampliação da pista na entrada dos boxes, melhoria da visibilidade em curvas como o S do Senna, novas cabines de rádio e TV, entre outras melhorias.

Em 2010, todo o circuito recebeu uma tinta antiderrapante e foram aplicados 220 metros quadrados de grama sintética de alta resistência em áreas de escape de importantes trechos de zebras da pista (lavadeiras).

Serviço:
GP Brasil de F1
Data: 25, 26 e 27 de novembro de 2011
Total de voltas: 71
Extensão do circuito: 4,309 km
Distância total da prova: 305,909 km
Capacidade de público: 70 mil lugares, sendo 20 mil em arquibancadas fixas