13 de agosto de 2013
Aumenta o tempo de permanência e gastos dos turistas
Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da SPTuris mostra as características dos hóspedes em hotéis, em São Paulo, no primeiro semestre deste ano.
São Paulo, 13 de agosto de 2013 – O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), divulgou o resultado do levantamento que traçou o perfil dos hóspedes em hotéis da capital paulista no primeiro semestre de 2013. Entre as novidades, o estudo apurou que aumentou o tempo de permanência na cidade de 2,7 para 3,4 dias em comparação com o mesmo período de 2012. Os gastos dos visitantes na cidade também subiram, passando de R$ 1.354,46 para R$ 1.745,96 este ano, destinados principalmente à hospedagem, alimentação, compras e lazer.
O perfil predominante dos hóspedes continua sendo formado por homens (65,6%) – embora a presença de mulheres tenha crescido de 30,7% para 34,4% – , vindos principalmente do interior de São Paulo (26,6%), cujas principais motivações são os negócios e os eventos que, juntos, somam 76,4%.
O estudo realizado pelo Observatório do Turismo aponta ainda hábitos característicos destes turistas, como check-in às segundas (23,1%), check-out às sextas (21,1%) e predominância por viagens desacompanhados (64,3%).
Durante a estadia na cidade, os visitantes também demonstraram que aproveitam a oferta de cultura e lazer paulistanos. Entre as atividades mais realizadas estão Gastronomia (26,8%), Compras (17,7%) e Vida Noturna (13,1%).
Para o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, o resultado do estudo demonstra que a estratégia de fazer que o turista de negócios fique mais tempo e aproveite mais a cidade está dando certo. “Desenvolvemos várias iniciativas para mostrar a esses visitantes que São Paulo vai muito além dos negócios. E vemos que o tempo de permanência está crescendo, assim como os gastos com lazer. Estamos no caminho certo”, diz. Ele ressalta programas como o Fique Mais Um Dia, os Roteiros Temáticos, os novos mapas por região e alguns projetos para nichos, como o novo Guia São Paulo LGBT, que será lançado em setembro durante a Feira das Américas – ABAV 2013.
Veja o estudo na íntegra no site: www.observatoriodoturismo.com.br.