Você está em: Comunicação > Releases

Releases

13 de agosto de 2015

Anhembi ganha rede tecnológica poderosa

O maior complexo de eventos da América Latina agora conta com cobertura de rede wifi em 212 mil m² de área

Telecom Anhembi redes wireless no Sambódromo - São Paulo (SP) - 05/08/2015 - GER - Equipe da Telecom ajustam antena wireless que será usada no Wordskills, em estrutura montada no Sambódromo do Anhembi. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Equipe da Telecom ajusta antena wireless que será usada no Wordskills. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Para receber a 43ª edição da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, o Anhembi reestruturou todo seu material tecnológico. O centro de eventos passa a ter dois 2 Gbps de internet disponíveis para utilização no evento que deve atrair mais de 200 mil visitantes.

Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, o WorldSkills deve superar a marca de competidores registrados na última edição realizada em Leipzig, na Alemanha, em 2013. Na ocasião, mais de mil participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações. A expectativa agora é receber 1,1 mil jovens de 59 nacionalidades diferentes que disputarão o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços.

Para agilizar as conexões a SPTuris investiu pesado na compra de equipamentos, conforme explica o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit. “Investimos para ter o centro de eventos com maior capacidade tecnológica do país. Esta foi uma iniciativa para o WorldSkills, mas que ficará como legado para o centro de eventos”, afirma.

Ao todo foram adquiridos 57 arrays que compõem 401 IAPs (antenas), são esses os elementos responsáveis pela distribuição de sinal wifi em toda área de eventos. Abaixo alguns grandes números da nova rede de tecnologia do Anhembi:

– 2 Gbps (gigabits por segundo) de internet
– 100 novas suítes
– 212 mil m² de cobertura wireless
– 57 arrays que compõem 401 IAP’s
– 1 NOC (Network Operations Center)
– 2 anéis de fibra ótica redundantes
– 2 links de internet de dupla abordagem

Para monitorar toda essa grandiosidade, uma área chamada de NOC (Network Operations Center) foi instalada no complexo Anhembi. Ela funciona 24 horas e conta com painéis informativos com informações de conexão em todo o parque. A central tem equipes preparadas para atendimento e estabilização caso seja necessário. Para evitar a perda de dados também foram instalados dois anéis de fibra ótica redundantes, de modo que fique assegurada a conexão.

Network Operations Center – NOC – São Paulo (SP) – 11.08.2015 – Network Operations Center – NOC. Central de Apoio a Rede Comunicação. Painéis indicam a qualidade de conexão em todo o parque. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Sobre a WorldSkills

Realizado a cada dois anos desde 1950, o evento está em sua 43ª edição. Ao longo de seus 65 anos de história, a competição reúne os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Na WorldSkills Competition, os competidores, com idade entre 16 e 22 anos, simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Aproximadamente 17 mil pessoas estão envolvidas na organização do evento, sendo 11,8 mil na montagem, além de 800 voluntários.

A Competição traz também o conceito do “Visitor Experience”, um projeto focado em oferecer ao público uma visita rica em experiências e interações, oferecendo rotas de visitação, visitas guiadas e educativas, eventos paralelos, programa de conferências, plataforma digital, entre outras atividades, entregando o máximo de conhecimento possível sobre a educação profissional de forma lúdica e interativa.

E não poderia faltar uma plataforma digital para proporcionar a todas as pessoas, que estejam presentes ou não no evento, uma experiência imersiva no mundo da WorldSkills São Paulo 2015. Para isso, ferramentas tecnológicas proporcionarão uma interação dos participantes em real time, os perfis da Competição nas mídias sociais serão constantemente atualizados e focarão no engajamento do público, assim como haverá surpresas no que diz respeito ao universo digital.

O Cyber também será um ponto de destaque no Anhembi, pois o espaço de 500 m² terá uma praça de alimentação com food trucks, além de atividades interativas, jogos educativos e área para descanso e leitura.