Você está em: Comunicação > Releases

Releases

9 de agosto de 2012

Pesquisa identificará público durante a Bienal do Livro de SP

Por: Web Matser

Tags:

Começa nesta quinta-feira (9 de agosto) a 22ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Durante o evento, o Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) realizará uma pesquisa para traçar o perfil do público.

Com 1.600 questionários, a amostra será aplicada por uma equipe de pesquisadores e supervisores durante os dias da feira – que vai até 19 de agosto. Esse trabalho permitirá fazer um diagnóstico geral do evento porque, além de dados socioeconômicos dos participantes, inclui perguntas para os moradores e visitantes da cidade de São Paulo, e outras específicas para os profissionais da Educação, assim como informações sobre a Bienal e uma avaliação a respeito do evento.

O evento terá cerca de 480 expositores, 37% a mais do que a última edição. Serão 1.250 horas de programação cultural na Bienal do Livro 2012 e, segundo a organização, o evento poderá receber cerca de 800 mil visitantes no período.

No levantamento de 2010, o Observatório revelou que o público presente foi predominantemente do sexo feminino (70%), na faixa etária entre 30 e 39 anos (29,2%), com ensino superior completo (45,8%) e renda mensal entre cinco e dez salários mínimos (35,2%).

Do total de participantes, 39% eram visitantes vindos de outras cidades, sendo que grande parte veio do interior do Estado de São Paulo, tendo Campinas e Jundiaí como maiores emissores. Dos que vieram de outros estados, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os principais polos de origem. Veja na tabela abaixo mais informações sobre a pesquisa da edição anterior da Bienal do Livro.

Dados da pesquisa da Bienal Internacional do Livro de 2010:

 A Bienal do Livro 2010 atraiu cerca de 740 mil pessoas, sendo que o público infantil chegou a 30% desse total.

  • Público majoritário de moradores (60,6%) e 39,4% de visitantes.
  • A permanência média dos visitantes na cidade de São Paulo foi de 1,3 pernoites, sendo que a maioria não se hospeda na cidade (82%).
  • O gasto médio individual no período foi de R$ 388.
  • A maior parte dos gastos dos visitantes destinou-se a compras, cerca de 40%, sendo o item livros, responsável por 75% do montante despendido nessa categoria na cidade.
  • Na organização do evento, todos os itens foram bem avaliados, com destaque para acesso ao estacionamento e serviços, com sugestões de aprimoramento.
  • No geral, a cidade de São Paulo foi bem avaliada pelos entrevistados, com destaque para hospedagem, opções culturais, entretenimento, compras e gastronomia.

O Observatório do Turismo já realizou estudos de perfil de público em megaeventos da cidade, como o Carnaval, a Virada Cultural, Fórmula Indy, Parada LGBT, Fórmula 1, São Paulo Fashion Week, além de grandes feiras como o Salão do Automóvel e a Couromoda. Mais informações no site: www.observatoriodoturismo.com.br