Você está em: Comunicação > Releases

Releases

30 de maio de 2012

Observatório do Turismo traça perfil do hóspede paulistano de 2012

Por: SPTuris

Tags:

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) realiza anualmente estudos sobre os hóspedes paulistanos para coletar informações sobre perfil, motivações e gastos dos visitantes que se instalam nos hotéis e hostels da capital paulista. Os dados relativos aos levantamentos de 2012 já começaram a ser coletados e a pesquisa com elementos do primeiro semestre deste ano deve ser lançada ainda no final de julho.

Para o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, os estudos são importantes ferramentas para o desenvolvimento do setor hoteleiro paulistano. “Conhecer bem seu público é o primeiro passo para que os meios de hospedagem possam oferecer produtos e serviços com excelência de qualidade. As pesquisas realizadas pelo Observatório permitem aos estabelecimentos conhecerem grande parcela dos mais de 12 milhões de visitantes que desembarcamem São Pauloanualmente”, afirma.

O Observatório do Turismo está encaminhando os formulários para os hotéis que normalmente respondem a pesquisa sobre a taxa de ocupação, mas qualquer hotel que tiver interesse pode participar. Basta enviar um e-mail para pesquisa@spturis.com.

Os participantes recebem 100 formulários que devem ser preenchidos aleatoriamente pelos hóspedes no momento do check-out. As fichas contêm questionamentos relativos a gênero, origem, motivação, interesses na cidade, permanência e gastos na cidade.


Conheça mais sobre o trabalho do Observatório do Turismo de São Paulo

O núcleo de pesquisas foi criado com objetivo de analisar periodicamente o comportamento do turismo paulistano, destacando seus impactos e resultados mais significativos. Monitora periodicamente o desempenho hoteleiro, do Imposto Sobre Serviços (ISS) do Grupo 13 (turismo) e da demanda turística, além de exercer também atividades exploratórias com o objetivo de conhecer o perfil e a demanda dos turistas e o comportamento e impactos dos principais eventos da cidade, como a Fórmula 1, o Carnaval, a Parada LGBT, a Salão do Automóvel, a São Paulo Indy300, aSão Paulo Fashion Week, a Virada Cultural, grandes shows e festivais, entre outros.

Confira o trabalho e os relatórios de pesquisa feitos pelo núcleo no site www.observatoriodoturismo.com.br.