Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

22 de junho de 2015

Virada Cultural terá extensa programação de samba

Por: Web Matser

Tags:

Acontece nos dias 20 e 21 de junho a décima primeira edição da “Virada Cultural” da cidade de São Paulo. O evento terá vinte e quatro horas de programação gratuita, com início às 18h deste sábado. As atrações levam aos paulistanos música, teatro, literatura, dança e cinema, espalhadas por diversas regiões da capital paulista.

“A Virada é um dos maiores eventos culturais de rua do mundo, que contempla diferentes manifestações artísticas e culturais e que visa também atingir a todas as faixas etárias, com programação para crianças, jovens, adultos e também para a terceira idade”, disse o secretário municipal de cultura de São Paulo, Nabil Bonduki.

Programação de samba na Virada Cultural

Na Praça da Sé, o Palco “Toninho Batuqueiro”, traz extensa programação de samba ao longo de toda a Virada. Batuqueiro, sambistas que passou pela Unidos de Vila Maria, Império do Cambuci e Unidos do Peruche, agremiação que ajudou a fundar, fez história na Sociedade Rosas de Ouro ao compor seu primeiro samba de enredo oficial, em 1972, “Brasil de ontem, Brasil de hoje.” Integrou e foi um dos fundadores da Embaixada do Samba, organização criada em 1995 pela Uesp para representar e divulgar a história do samba de São Paulo.

Também na região da Sé, mais dois palcos abrem espaço para o gênero; “Zé do Caroço”, que terá as presenças de Renê Sobral e Tobias da Vai-Vai, o outro batizado de “Geraldo Filme”, imortal poeta do Carnaval paulistano, com profunda identificação com a escola do Bixiga.

Ainda serão realizados shows em referência ao samba nas Unidades do CEU nos bairros de Heliópolis, Pêra Marmelo e Canto do Amanhecer, que recebe a deputada estadual e blogueira do SRZD Leci Brandão, e nas instalações do Sesc Belenzinho e Interlargos, com samba de roda de Pirapora do Bom Jesus.

Segurança e infraestrutura

A São Paulo Turismo preparou infraestrutura com postos médicos, ambulâncias, distribuição de totens de sinalização e banheiros químicos. Serão quatro postos médicos, 42 ambulâncias e mil sanitários, incluindo modelos adaptados para pessoas com deficiência.

Atuarão também equipes de segurança e limpeza, carregadores, produção de eventos entre outros prestadores, totalizando aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas envolvidas.

Cerca de 2 mil homens da Guarda Civil Metropolitana farão a segurança nos dois dias do evento.

Vinte pesquisadores do Observatório de Turismo e Eventos farão entrevistas com os frequentadores do evento, afim de mapear o perfil do público que participará da Virada. O último levantamento, realizado em 2013, revelou que, em média, os turistas visitantes ficam três dias em São Paulo e gastam cerca de R$ 1.200 no período.

BLOG DO SIDNEY REZENDE (19/06/2015)

  • Marca SP