Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

25 de junho de 2015

Virada Cultural em São Paulo teve público majoritariamente feminino

Por: Web Matser

Tags:

A Virada Cultural deste ano atraiu um público majoritariamente feminino. É o que aponta uma pesquisa realizada pela SPTuris que registrou mais de 1,2 mil questionários respondidos em 15 locais diferentes do evento, realizado nos dias 20 e 21 de junho. Segundo o levantamento, as mulheres eram 54% do público total, cerca 19% a mais em comparação com 2013. Além disso, a pesquisa aponta que nota geral dada pelas pessoas sobre o evento foi de 8,3, sendo que cerca de 72% atribuíram notas entre 8 e 10.

Na edição de 2015, a organização do evento diminuiu a área do perímetro de atrações no centro paulistano e teve reforço no policiamento. Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a sensação de segurança teve melhoria, perceptível tanto por quem trabalhou como quem participou do evento. “Este ano, tivemos 71% de avaliações positivas em relação à segurança durante a Virada, comparando com cerca de 50% dois anos atrás, quando fizemos a última pesquisa”, destacou.

Confira os dados da pesquisa:

Perfil do público

• 54% eram mulheres e 46% homens

• 33 anos foi a idade média

• 30% tinham Ensino Superior completo e outros 30%, o Ensino Médio completo

• 41% eram assalariados com registro

• 28% usaram o metrô e 22% o ônibus para chegar ao evento

• 59% obtiveram informações sobre a Virada pela internet

Entre as motivações que levaram as pessoas à Virada, os itens predominantes foram:

• 25% pelas novas atrações e talentos

• 25% pelos espetáculos diversificados

• 24% para curtir amigos e/ou parentes

Avaliação do evento

Diversos itens sobre a estrutura do evento também foram bem avaliadas pelo público como bom ou ótimo, conforme segue abaixo:

• Acesso: 89%

• Infraestrutura geral: 86%

• Atrações/espetáculos: 85%

• Artistas: 85%

• Programação: 83%

• Comunicação visual: 80%

• Sonorização: 77%

• Sensação de segurança: 75%

• Limpeza: 73%

• Serviços (alimentação e bebidas): 69%

• Banheiros: 31%

O que mais agradou na programação geral foi:

• Música (20%)

• Cultura popular (17%)

• Dança (14%)

Tipo de música que o público mais quis ouvir:

• MPB: 27%

• Rock: 17%

• Samba: 11%

• Rap/ Hip hop: 8%

• Sertaneja: 8%

Nota (de 1 a 10) para opções de gastronomia de rua na Virada:

• 47% deram nota de 7 a 10

• 38% não utilizaram (destes, 33% porque não tiveram tempo)

MERCADO & EVENTOS (24/06/2015)

  • Marca SP