7 de agosto de 2015
São Paulo tem um dos lugares mais descolados do mundo
São Paulo tem um dos vinte lugares mais descolados do mundo, segundo pesquisa
Levantamento do Skyscanner mostrou que bairro da capital é destino de jovens urbanos criativos
Um levantamento realizado recentemente pelo portal Skyscanner mostrou que o bairro da Vila Madalena,na capital paulista, é um dos vinte mais descolados do mundo. São Paulo aparece na 14ª posição, à frente de cidades como Istambul, Lyon, Barcelona, Sidney, Tóquio e Dubai. A notÃcia reforça a caracterÃstica da cidade como um destino antenado e vanguardista, que acompanha as tendências e atende aos mais variados gostos e estilos.
Com o novo tÃtulo, a metrópole passa a ser reconhecida como destinos dos Yuccie – termo que combina as palavras Young Urban Creatives (Jovens Urbanos Criativos) e que faz referência à nova geração do século XXI. Munidos do espÃrito empreendedor, esses jovens têm algumas caracterÃsticas em comum: preferem montar o próprio negócio a trabalhar em cargos executivos de uma multinacional; preferem os lugares compartilhados, como galerias ou cafés, para o desenvolvimento de trabalhos criativos, aos lugares fechados, como escritórios; investem em aparelhos tecnológicos e em produtos gourmet e preferem os alimentos orgânicos em suas refeições.
Os yuccie se identificam com a Vila Madalena, localizada na região Oeste de São Paulo, já que detém ambientes descontraÃdos, galerias, centros culturais, cafés moderninhos, estabelecimentos que vendem produtos orgânicos, lojas de artesanato e os coloridos dos grafites que compõem a identidade da região.
Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, a Vila Madalena, de fato, é um case da cidade em economia criativa. Mas outras regiões também vêm se destacando. “Há polos criativos na região da avenida Paulista, rua Augusta, Tatuapé,Pompeia, Ipiranga, Jardins, Vila OlÃmpia e muitos outros. O próprio Centro e a Zona Leste estão se desenvolvendo bastante nesse sentido”, afirma. Poit, que também é presidente da São Paulo Negócios – empresa municipal que tem a missão de promover investimentos e melhorar o ambiente de negócios da cidade – ressalta que muitas polÃticas estão sendo criadas para incentivar a expansão de negócios ligados à economia criativa e à tecnologia. “Projetos municipais como o Tech Sampa e o Programa de Incentivos Fiscais da Zona Leste, que a SPNegócios está empenhada em fazer crescer, vão contribuir bastante para São Paulo ser cada vez mais reconhecida nessas áreas”, diz.
Fonte: SPTuris
CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO NO BRASIL – 06/08/2015