Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

9 de junho de 2014

São Paulo quer desenvolver o turismo no extremo sul

Por: Web Matser

Tags:

O Polo de Ecoturismo Parelheiros/Marsilac/Bororé – que abrange o território das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, parte do Parque Estadual da Serra do Mar – patrimônio natural brasileiro -, e as duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da cidade de São Paulo, chamadas de Bororé-Colônia e Capivari-Monos – que juntas ocupam 25% do território municipal -, vai contar com um plano de desenvolvimento turístico.

O secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, passou o fim de semana percorrendo o extremo sul da cidade para conhecer a infraestrutura e os atrativos locais e constatou que toda a região possui grande potencial turístico ainda latente. “O ecoturismo nas duas APAs e no Parque pode atrair milhares de visitantes e apreciadores da natureza, além de contribuir para gerar empregos e desenvolver a economia de forma sustentável”, disse o secretário, que ficou três dias hospedado nas proximidades para conhecer de perto alguns dos pontos de interesse turístico.

Poit e sua equipe estiveram em uma aldeia indígena, percorreram trilhas, conheceram cachoeiras e visitaram a Cratera da Colônia, importante formação geológica, além de locais para hospedagem e monumentos histórico-culturais. “A proposta é fazer um esforço entre secretarias municipais e outros órgãos para montar um plano de desenvolvimento da região, com medidas para melhorar a infraestrutura do local. Estamos prevendo a instalação de sinalização, o reparo de estradas, a melhoria do Ponto de Atendimento ao Turista, a implantação de ciclorrotas e roteiros por trilhas e o treinamento de moradores locais para receber visitantes”, destacou Poit.

Encontro

O presidente da SPTuris também liderou uma reunião da qual participaram o subprefeito de Parelheiros, Nilton Oliveira, representantes da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e da Secretaria de Governo Municipal, além de pequenos empresários e empreendedores locais, guias e agentes de turismo, membros de conselhos turísticos e moradores da região. Na oportunidade, os participantes apresentaram algumas sugestões para fomentar o turismo naquela área. Todas as recomendações foram anotadas e serão levadas ao grupo de trabalho na Prefeitura de São Paulo responsável pelo projeto de melhoria da região.

Um novo encontro entre os envolvidos está agendamento para julho, quando as propostas concretas serão apresentadas, com metas de curto, médio e longo prazos. “Um dos itens que já será iniciado pela SPTuris ainda este mês e incluído no projeto é a criação de um site específico com informações sobre esse polo de ecoturismo de São Paulo”, afirmou o presidente da SPTuris.

REVISTA HOTEL NEWS (05/06/2014)

  • Marca SP