Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

29 de outubro de 2015

São Paulo é a principal rota para chegadas e partidas dos viajantes

Por: Web Matser

Tags:

Três Estados da Região Sudeste estão entre os cinco de maior movimentação aérea de passageiros no Brasil. São Paulo é a principal rota para chegadas e partidas dos viajantes, seguido pelo Rio de Janeiro, segundo no ranking, e Minas Gerais, na quinta colocação. Dos 3.590 municípios mencionados como origem e destino por passageiros entrevistados para a pesquisa “O Brasil que Voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil”, 988 são do Sudeste. Cerca de 45% da movimentação de aeronaves no Brasil passa por algum município da Região.

Os dados fazem parte do estudo realizado pela Secretaria de Aviação da Presidência da República em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Só pelo Aeroporto de Guarulhos (SP) transitam pessoas de 312 municípios. Campinas fica em segundo lugar, com 282 cidades de origem, e Belo Horizonte com 220 municípios influenciados pelo aeroporto da cidade. Das seis rotas mais desejadas pelos passageiros, e que ainda não são operadas regularmente, quatro delas têm como origem e/ou destino cidades da região, como Macaé (RJ), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro e São Paulo.

Dos 65 aeroportos avaliados pela pesquisa, responsáveis por 98% da movimentação aérea do Brasil, 16 estão localizados em municípios da Região Sudeste: Bauru/Arealva (SP), Belo Horizonte (MG), Confins (MG), Campos de Goytacazes (RJ), Macaé (RJ), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Montes Claros (MG), Ribeirão Preto (SP), Uberaba (MG) e São José do Rio Preto (SP). A pesquisa apontou também que o maior fluxo interestadual e intermunicipal de passageiros nos aeroportos do País está concentrado entre os Estados e municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.

PERFIL – A maioria dos usuários do transporte aéreo no Sudeste é homem e tem entre 31 e 45 anos. Com renda predominante entre cinco a dez salários mínimos, os passageiros compram passagem com menos de um mês de antecedência, escolhem o aeroporto mais próximo da origem e do destino final e dão preferência para o deslocamento de táxi até o aeroporto, que dura entre de 15 e 29 minutos.

No Sudeste, a maioria faz check-in no balcão da companhia aérea, mas também utiliza a internet ou o celular para o serviço. Metade viaja a trabalho e/ou estudo e 44,5% vai a lazer, turismo, visita familiares e amigos ou vai a algum evento na região. Cerca de 60% dos passageiros que passam pelo Sudeste não possuem o hábito de fazer compras no aeroporto. Aqueles que consomem gastam, em média, R$ 50 até o embarque.

PANROTAS.COM.BR (26/10/2015)

  • Marca SP