Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

29 de junho de 2015

São Paulo: 8 centros culturais com entrada gratuita

Por: Web Matser

Tags:

Maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo é um dos destinos que mais atraem turistas no Brasil. Com diversas opções de entretenimento, a capital paulista reúne museus populares, o maior aquário sul americano, mirantes para admirar toda a sua paisagem urbana e prédios curiosos para conhecer.

São Paulo conta ainda com muitas atrações gratuitas, como o MASP, a Pinacoteca do Estado, o Parque Ibirapuera e o Museu do Futebol. Além desses lugares, os centros culturais são ótimas opções de passeio em São Paulo, em que é possível entrar em contato com diversas manifestações artísticas, como música, cinema e artes plásticas.

O maior objetivo dessas instituições é fazer com que a participação social no meio artístico cresça e diferentes aspectos culturais sejam popularizados. Com entrada franca, locais como o Centro Cultural da Juventude, o Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso e a Matilha Cultural oferecem oficinas variadas, apresentações musicais e teatrais e programações extensas.

Confira, abaixo, oito centros culturais com entrada gratuita em São Paulo:

Matilha Cultural – Independente e sem fins lucrativos, o Matilha Cultural é um espaço que apoia e divulga produções culturais e iniciativas socioambientais. O local tem uma programação com sessões de cinema, música e debates, além de cursos diversos – como de Tai Chi Pai Lin, cinema digital, estampa em camiseta e fotografia – e exposições de fotografia, música, pinturas e tatuagem.

Centro Cultural São Paulo – Construído em 1982 para ser uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o CCSP se tornou um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do Brasil. Sua programação reúne atividades ligadas a teatro, dança, música, cinema, debates e literatura. O local também guarda acervos importantes, como a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área com mais de nove mil metros quadrados.

Construído em 1982, o Centro Cultural São Paulo se tornou um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do Brasil

Centro Cultural da Juventude – Esse é o maior centro público dedicado a interesses da juventude na cidade de São Paulo. Seus oito mil metros quadrados reúnem biblioteca, anfiteatro, sala de projetos, laboratório de idiomas, estúdio de música, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas e galeria para exposições. Com uma programação diversificada, o local convida jovens a participarem de shows musicais, aulas e apresentações de circo e de dança, cinema, debates e muito mais. O CCJ também oferece diversas oficinas, como de teatro e grafite.

Centro Cultural Banco do Brasil – SP – Situado no centro histórico da capital paulista, o CCBB está instalado em um prédio de 1901, que foi comprado pelo Banco do Brasil, restaurado e reformado para abrigar o centro cultural. O local oferece mostras de cinema, apresentações musicais, programas educativos, peças de teatro e exposições especiais que ficam em cartaz por meses e atraem milhares de pessoas, como a “Picasso e a Modernidade Espanhola”.

O CCBB oferece mostras de cinema, apresentações musicais, programas educativos, peças de teatro e exposições especiais que ficam em cartaz por meses

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Em plena Avenida Paulista, o centro cultural tem uma programação cultural diversificada. O local é formado por três espaços: a Galeria de Arte do Sesi-SP (que tem uma área de mil metros quadrados com acesso gratuito a importantes acervos da arte nacional e mundial), o Teatro do Sesi – São Paulo (com uma programação constante de shows, concertos, espetáculos de dança e teatro) e o Espaço Mezanino (que recebe apresentações teatrais experimentais, performances, exibições de filmes, palestras e workshops).

Itaú Cultural – Inaugurado em 1987, o Itaú Cultural procura ampliar o acesso à cultura e promover a participação social no âmbito artístico. Além disso, o instituto já produziu cerca de 500 produtos, como CDs, vídeos e enciclopédias, e distribuiu gratuitamente para bibliotecas públicas, formadores de opinião e centros culturais do Brasil. Sua programação conta com exibições de filmes, peças de teatro, workshops e apresentações musicais.

Inaugurado em 1987, o Itaú Cultural procura ampliar o acesso à cultura e promover a participação social no âmbito artístico

Caixa Cultural – Também com unidades em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o centro cultural procura investir em cultura e divulgar o trabalho de artistas brasileiros. O Caixa Cultural tem uma programação diversificada, que é repleta de oficinas infantis, exposições artísticas, mostras de cinema, espetáculos musicais, palestras e muito mais.

Epicentro Cultural – Criado em 2011, o centro cultural é o resultado da reunião de um grupo de cinco artistas dos ramos musical, artístico e eletrônico. O objetivo do espaço é aumentar a participação social no circuito artístico de São Paulo, e ele também promove apresentações de bandas autorais, exposições artísticas, atividades educativas. Hoje, o local conta com diversos ambientes que podem ser usados. como um estúdio de gravação, uma galeria, um ateliê, uma sala de pesquisa e área externa para eventos.

PUREVIAGEM (25/06/2015)

  • Marca SP