Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

11 de janeiro de 2013

Salão Duas Rodas 2011 confirma recorde de público com 255.467 mil visitantes

Por: Web Matser

Tags:

Expositores satisfeitos, público qualificado e muitos negócios concretizados refletem o êxito desta edição.

Seis dias de emoção, adrenalina e recordes. Profissionais do setor, adultos, jovens e crianças compartilhando o espaço entre os corredores do Anhembi para ver de perto o que a indústria de duas rodas tinha de novo para mostrar.  Este foi o cenário da 11ª edição do Salão Duas Rodas (Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios), realizada de 4 a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi,em São Paulo, que esse ano superou a marca histórica dos 255.467 visitantes, o que consolida o evento como o maior da América Latina.

Os números não surpreendem os organizadores, pois as projeções da SPTuris já apontavam que desses 250 mil visitantes esperados para a feira, 25 mil são de fora da capital, a maioria do interior do Estado de São Paulo. Ainda segundo as estatísticas da SPTuris, cerca de R$ 80 milhões são deixados pelos turistas, no período de realização do Salão Duas Rodas.
Esses dados só confirmam o que o setor já sabe – que o Brasil é o quarto produtor mundial e um dos principais mercados do mundo, não só em consumo, mas também em escala de produção. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em onze anos, a circulação de motos no país cresceu 336% e o Brasil tem em média uma motocicleta para cada 11,5 habitantes. “O Brasil tem hoje uma frota de 17 milhões de motocicletas e o sucesso do Salão Duas Rodas é reflexo da pujança do setor. Tivemos 445 expositores e dezenas de atrações para entretenimento dos visitantes, que vem se consolidando como um dos eventos de maior visitação na capital paulista”, revela Hércules Ricco, diretor da feira.

Resultados positivos para comemorar não faltam. São dois milhões de novas motocicletas a circular todos os anos, 140 mil empregos diretos gerados e investimentos de R$ 4,5 bilhões nos últimos cinco anos. A previsão para este ano é que a produção cresça 12,5% e as vendas cresçam 10% em relação a 2010. Segundo a indústria, o aumento do poder aquisitivo das classes C e D e a facilidade de crédito foram decisivos para a explosão do consumo.
Para o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama, o sucesso desta edição é indiscutível. Além da presença maciça das fabricantes, fornecedores e investidores do segmento, o que rendeu boas rodadas de negócios, o evento mostrou ao público a grandeza de um setor cada vez mais relevante no processo de desenvolvimento do país, principalmente no que diz respeito à geração de empregos. “Houve uma positiva seleção natural e econômica das empresas expositoras, que trouxeram estandes maiores e mais qualificados, com produtos de maior valor agregado. O público também surpreendeu não só pelo grande número, mas pelo alto nível de interesse e por sua interatividade,” avalia.

Investimentos no Brasil
A transformação do Brasil em plataforma de exportação para as Américas, a partir de 2012, também contribuirá para o crescimento econômico do país. Durante o evento, grandes marcas anunciaram os planos de investimentos na produção local, com a abertura de fábricas e novas concessionárias.
O presidente da Kasinski confirmou que a empresa pretende aumentar para 14% o seu market share no mercado brasileiro até 2020. Nesse sentido, cerca de R$ 20 milhões já foram investidos na primeira unidade fabril de motos elétricas, situada em Sapucaia, interior do Rio de Janeiro. A capacidade de produção inicial da planta será de 10 mil unidades/mês.

O Nordeste, que já responde por 36% das vendas do atacado, segundo dados da Abraciclo, também ganhará reforço com a presença da Shineray Motos do Brasil. A empresa escolheu o Pólo Industrial de Suape, em Pernambuco, para sediar a nova montadora, que será inaugurada em 2013.
Outro importante anúncio foi feito pela DAFRA, que representa a marca italiana de motos Premium MV Agusta. A partir de 2012, a empresa passa a produzir motos de alta cilindrada de até 300cc, em Manaus.
E para aqueles que são fã da marca Harley-Davidson, ícone de gerações de apaixonados por motocicletas, o número de concessionárias será maior até o final de 2011. Além das oito concessionárias próprias, duas vão entrar em operação, sendo uma em Campo Grande e outra em Brasília.

Presença do público feminino
Outro aspecto que chamou a atenção foi o aumento da presença feminina no evento e a preocupação das empresas em agradá-las. Não é para menos, já que atualmente as mulheres respondem por 25% do volume de vendas no mercado brasileiro de veículos duas rodas.
Pesquisa da Abraciclo mostra que a inserção no mercado de trabalho e a necessidade de um meio de locomoção ágil, rápido, econômico e confortável são os principais motivos para atrair este público.
Ao visitar as novidades expostas era possível encontrar uma infinidade de produtos concebidos para atender as características e o gosto feminino. Entre as atrações específicas estava o Espaço Mulher, criado pela Yamaha, com serviços de manicure e massagista. Roupas, capacetes e luvas com estampas, cores e modelagem femininas também inundaram os estandes.

Trânsito seguro
As novidades para a segurança do motorista tiveram papel de destaque durante o evento. Para fomentar a segurança no trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) contou com um espaço para desenvolver esta ação e reforçar a campanha “Dê preferência à vida. Respeite o Pedestre”.
E os lançamentos acompanharam essa linha. Os capacetes hoje são muito mais leves, resistentes e feitos com materiais que absorvem o impacto, reduzindo as chances de fratura e deslocamento ósseo durante a viagem. As viseiras de policarbonato – material resistente usado na blindagem de veículos – foram um dos principais lançamentos da Motovisor. A empresa é a primeira no Brasil a fabricar esse tipo de produto, que conta também com proteção UV nas lentes e tratamento antirrisco.

Jaqueta e colete agora também cumprem a função de airbag. A Denko apresentou o equipamento que, sob impacto de 30 kg, infla em poucos segundos. Já a Mondeo Magnetic trouxe para a feira a bota da linha Neon Motors, que capta a luz ambiente e, na ausência de luz, libera a luminosidade automaticamente, proporcionando maior visibilidade ao condutor em locais escuros.
Leia os depoimentos dos expositores do Salão Duas Rodas 2011:
ARX BRASIL – Rogério Sobrosa, Gerente – “O Salão nos dá visibilidade para o mundo todo. O diretor mundial da ARX esteve no evento e ficou deslumbrado com a organização e com movimento de público. Realizamos excelentes contatos e, com certeza, temos a expectativa aumentar as vendas de acessórios on-road e off-road de vestuário.”
ASW – Rafael Mangifiesti, Marketing – “Já vendemos cerca de R$ 80 mil em acessórios como capacetes, luvas, cotoveleiras e roupas. Notamos que, de uma forma geral, o motociclista hoje está mais preocupado com a segurança, e isso se reflete na venda desse tipo de equipamento. A visitação neste ano foi acima do que esperávamos, e a qualificação do público está maior do que nas edições anteriores”.

BMW – Rolf Epp, Diretor BMW Motorrad – “Avaliamos o Salão Duas Rodas de forma positiva em termos de exposição de marca e geração de negócios. Foi uma ótima oportunidade para lançarmos dois novos produtos em nosso mercado: a BMW G 650 GS Sertão e a BMW R 1200 R Classic, as quais, com toda certeza, serão grande sucesso de vendas nesta fase de crescimento da BMW Motorrad. Foram aproximadamente 100 motos vendidas e um trabalho muito forte de prospecção, que nos trará ótimos resultados para o último trimestre de 2011”.
Brasil Racing – Fabio Antunes, diretor – “Mais uma vez o salão se mostrou produtivo, interessante e criativo. Em nosso estande mostramos, destacamos lançamentos e novidades que estão começando a circular no mercado internacional. Acredito que o público tenha ficado bastante satisfeito diante da grande gama de novos produtos encontrados no Anhembi. Como oferecemos condições especiais para clientes que vieram nos visitar na feira, fechamos alguns pedidos de compra. Também conseguimos novas parcerias, que a partir de agora farão parte da carteira de clientes da empresa. Temos interesse voltar em 2013, levando em consideração que o salão é a grande vitrine do mercado. Esta foi a nossa quarta participação na feira e a cada edição investimos mais, para melhor atender os visitantes e apresentar os produtos importados.“
Dafra – Cesar Horacio, gerente comercial – “O resultado correspondeu às nossas expectativas. O público se surpreendeu com os lançamentos da Dafra, os comentários dos clientes e concessionários foram muito agradáveis e a as vendas compatíveis ao preço e aos novos lançamentos. Foram mais de cem modelos vendidos. O salão é o melhor local para a prospecção de novos clientes, pois facilita a visualização de tudo o que o cliente precisa em um único espaço. Com certeza a Dafra estará presente na próxima edição”.

D.I.D. – José Júnior, Supervisor de Exportações – “Ao contrário de 2009, quando dividimos nosso estande, esse ano conquistamos um espaço só nosso, o que foi um grande passo. Percebemos que o movimento cresceu esse ano, se comparado ao último evento”.

FUSCO – MOTOSEGURA – Bruno Coghi, Gerente Comercial – “Tivemos muitos contatos com clientes interessados em fazer parcerias. Além das dez concessionárias da Honda e uma da Yamaha atendidas, há planos de expansão de novas revendas e representações, a partir dos contatos realizados no salão. Cerca de 30% dos negócios fechados durante os quatro primeiros dias de feira, correspondem a um mês do nosso faturamento”.
GVS SPORT – Edilson T. Silva, Gerente Comercial – “O evento superou nossas expectativas em relação à organização, infraestrutura e público. As principais montadoras vieram para o Salão e trouxeram muitas novidades. Além dos negócios fechados em nosso estande – cerca de 30 pedidos de compra, esperamos ampliar as vendas com a nova linha de retrovisores e piscas. Com certeza, voltaremos a expor no Salão Duas Rodas em 2013.”

HARLEY-DAVIDSON – Longino Morawski, Diretor Superintendente Comercial – “Por ser nossa primeira participação oficial, estamos muito satisfeitos com as oportunidades de negócios e de relacionamento que o evento nos proporcionou. A participação na edição 2011 foi um marco na história da Harley-Davidson do Brasil. Muitas pessoas visitaram o nosso estande e puderam viver a experiência da marca, algo que certamente levarão com elas por muito tempo. Sem dúvida, este é o maior evento do setor em todo o Brasil e a Harley-Davidson tem muito interesse em fazer parte desse encontro de apaixonados por motocicletas”.
Honda – Roberto Akiyama – Diretor Comercial da Moto Honda da Amazônia – “O Salão Duas Rodas representa um resumo do segmento no Brasil. Todas as marcas têm a oportunidade de expor as suas características, produtos e estratégias futuras. Este ano o diferencial ficou por conta da grandiosidade dos estandes de cada marca, o que foi bem diferente das edições anteriores. Podemos concluir que o Salão Duas Rodas se profissionalizou, acompanhando o ritmo de crescimento do mercado de duas rodas no Brasil. O nosso foco sempre foi o cliente final. No evento realizamos vários contatos, inclusive com frotistas, que esperamos que resultem em negócios futuros. O nosso principal objetivo de participação no Salão, no entanto, é demonstrar todas as qualidades e políticas da empresa em um único lugar, dando uma visão mais abrangente do que é a marca. A Honda pretende sempre marcar presença nos principais eventos do segmento de duas rodas.

IMOCX – José Carlos Taddeo, Diretor Corporativo – “O movimento nesta edição do Salão foi muito maior do que em 2009. A quantidade de visitantes está acima do que esperávamos, o que nos traz ainda mais confiança de que o balanço final será muito positivo. Sob esse cenário, pudemos mostrar nossas principais novidades para 2012, além de prospectar clientes e fechar negócios”.
IROS – Sérgio Alhadeff, Diretor Comercial – “Este ano contamos com um espaço bem maior que nas edições anteriores, e isso fez com que a visitação fosse ainda maior e mais qualificada. Para nós, participar de uma feira como o Salão Duas Rodas significa, entre outras coisas, captar novas concessionárias e, principalmente, atender as que já são clientes. Com a inauguração da fábrica em Manaus, a nossa produção vem crescendo em um ritmo acelerado nos últimos meses. Com essa nova demanda, temos produtos à altura para apresentar na feira”.

KASINSKI – Marketing – “Este ano nosso estande se manteve movimentado em todos os dias da feira. O público está bem focado e em busca de negócios efetivamente. Um exemplo disso foram os mais de 500 test-drives que realizamos, além do curso que oferecemos aos visitantes. Muitas pessoas saíram daqui sabendo qual moto querem comprar. Um dos maiores sucessos da marca foram as bicicletas elétricas, que se consolidam como tendência para os próximos anos”.
KAWASAKI – Camila Ishiki, Marketing. “Realizamos muitas vendas durante o evento. A maioria dos visitantes já veio sabendo qual produto comprar. Além disso, nesta edição estamos com um espaço maior e com mais modelos expostos, o que atrai ainda mais pessoas”.
LAQUILA – Otávio Oliveira, Marketing – “Os lojistas que nos visitaram vieram em busca de negócios, e conseguimos concretizar muitos, principalmente no início da semana. O público foi bastante variado e mais volumoso que nas edições anteriores. Com certeza tivemos visitação acima do que esperávamos.”

LEVORIN PNEUS – Margareth Lixtentein, Marketing – “Esse ano a feira está muito movimentada e conseguimos concretizar ótimos negócios. De forma geral, gostamos muito do evento e pretendemos voltar em 2013”.
LUMA – Antonio Sequeira, Comercial – “Ficamos surpresos com a frequência do público. O salão atraiu clientes interessados e isto mostra que o setor está com força total. Nossa presença no evento foi positiva, pois apresentamos a empresa e os produtos. A geração de negócios é conseqüência”.
MAGGION – Sebastião Ferrari, Gerente de Marketing e Comunicação – “O Salão é um evento de sucesso que se aprimora a cada ano. O público aumenta a cada edição, o que indica um crescimento constante do evento. Investimos bastante no estande desse ano, pois acreditamos que vale a pena estar aqui e trazer nossos produtos e clientes. Fizemos vários contatos nos dias de feira e com certeza voltaremos em 2013”.

MOTOCAR – Júlio de Almeida, diretor geral – “Uma realização sensacional, em termos de público, divulgação, organização e todos os aspectos desafiadores que envolvem a promoção de um evento desse porte. Para empresas iniciantes, como a Motocar, não há melhor oportunidade para inserir um produto no mercado”.
Nacar – Eduardo Valadão, gerente geral do grupo – “Avaliamos a nossa participação no Salão Duas Rodas como bastante satisfatória. Em relação aos negócios, os retornos foram medianos diante das nossas expectativas. Mas de uma coisa temos certeza, a nossa carteira de clientes aumenta a cada edição da feira. Em 2013, a Nacar estará de volta com muitas novidades”.
NGK – Marcos Mosso, Marketing – “Participamos do Salão desde a primeira edição e, este ano, ficamos surpresos com o número de visitantes que passaram pelo nosso estande. Embora a nossa presença seja institucional, apostamos no aumento de vendas nos próximos meses.”

PIRELLI – Marcelo Natalini, Diretor da Unidade de Negócios Moto – “Como maior fabricante de pneus da América Latina, percebemos que o salão vem crescendo cada vez mais. Seja pelo alto número de marcas participantes, seja pela qualidade do evento e dos produtos demonstrados ao público”.
Pósitron- Nelson Bastos, diretor comercial – “Foi uma feira com grande movimentação. Consideramos que o evento teve uma boa divulgação pela quantidade de público visitante, além de expositores de grande representatividade, fato que engrandeceu o evento. Com certeza esperamos gerar mais negócios, após a nossa participação no Salão Duas Rodas. As pessoas que passaram pelo estande estavam realmente interessadas nos nossos produtos”.
RS1 – Felipe Prado, diretor geral – “Já ultrapassamos R$ 50 mil em vendas de produtos, que vão desde jaquetas, botas e luvas, até capacetes. O movimento na loja foi bastante alto em todos os dias do evento e, por isso, tivemos inclusive que controlar a quantidade de pessoas que entravam, para atender bem a todos”.

Scherer – Waldemar Ivo Medeiros Neto, gerente comercial – “Já participamos do Salão Duas Rodas há muitos anos e o evento é uma ótima opção para a visibilidade dos nossos produtos. Nesta edição, conseguimos ter uma visitação bastante positiva. Embora a concretização de negócios durante a feira não seja o nosso principal foco, temos a certeza que os principais objetivos foram atingidos, com a intensificação, a aproximação e a reaproximação com os nossos parceiros. Todos os contatos que fizemos foram muito bons, considerando que o evento é a maior vitrine para o mercado. Em 2013, o público pode contar com a nossa participação.“
SUZUKI – Vânia Crivellaro, Marketing – “O Salão Duas Rodas é o caminho para a concretização de ótimos negócios. Com base nesse sucesso, a J.Toledo surpreendeu o público com seu padrão de qualidade e julgamos provável um bom crescimento para os próximos meses, pois a Suzuki dispõe da linha de motocicletas mais completa que comprovam a tecnologia, durabilidade e a rapidez de suas motos”.
TAURUS – Gianfranco Ugo Milani, Gerente de Vendas – “O Salão Duas Rodas foi excelente, superando as edições anteriores na questão de público e lojistas e na concretização de vários negócios. Sem dúvida alguma, iremos participar da próxima edição e, se possível, com o estande no mesmo local deste ano”.

TRAXX – Débora Rangel/Gerente de Marketing e Dennis Renner Peter/Coordenador de Comunicação – “A organizadora do evento trouxe grande número de público ao salão. Vimos que ele foi muito divulgado na imprensa. Durante o evento, muitos revendedores e fornecedores entraram em contato conosco e, para nós, se uma marca quer se consolidar no setor duas rodas, ela tem que passar pelo Salão Duas Rodas. Com certeza voltaremos em 2013”.
TUTTO MOTO – Andrezza Sartorato, Marketing – “Percebemos que esse ano o número de público aumentou e isso é muito bom para a empresa. De forma geral, até agora fechamos bons negócios e pretendemos voltar em 2013”.

Yamaha – Fernando Sasaoka, gerente de marketing da Yamaha no Brasil – “Para a Yamaha, a participação na 11ª edição do Salão Duas Rodas mostrou que o crescimento e interesse do público no segmento tem sido cada vez maior e que essa resposta do público solidifica a imagem do Salão Duas Rodas como o grande evento do setor. A Yamaha enfatiza que o seu foco principal é o estreitamento do relacionamento com sua rede de distribuição e fornecedores. Com certeza essas ações com os concessionários se reverterão em fechamento de negócios com o nosso público final nos próximos meses. Nossa presença no Salão 2011, pela primeira vez com dois estandes, consolida o plano de expansão do market share da Yamaha. Participamos desde a primeira edição e certamente estaremos novamente em 2013”.

SALÃO DUAS RODAS foi realizado em São Paulo no Parque do Anhembi
Data: 4 a 9 de outubro de 2011.

Moto Esporte – motoesporte.com.br.

Notícias Relacionadas:

  • Marca SP