19 de outubro de 2015
Salão Duas 2015 em números: força e otimismo
Com duração de 6 dias – de 7 a 12 de outubro de 2015 – no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o Salão Duas Rodas 2015 apresenta números muito expressivos que mostram que o apelo das motocicletas é muito forte para o público brasileiro e que há enorme potencial para crescer.
Para a Honda, por exemplo, ter recebido 5.566 pessoas para realizarem test-drive em suas motos, representou um número 4 vezes maior que na última edição do evento, em 2013, quando passaram pelos bancos das motos da marca 1.238 pessoas. O modelo mais procurado para o test-drive (1.300 pessoas) foi o SH 300i, scooter que chegará ao mercado no início de 2016 e dá outro indicativo de que o segmento de scooter deve crescer mais que outros segmentos nos próximos anos.
Outro número muito significativo foi o número de visitantes, que somou mais de 260 mil pessoas que passaram pelas catracas do evento, uma média de 43.300 pessoas por dia, que assistiram a 58 apresentações e shows nos estandes das principais marcas durante 64 horas de funcionamento. Este número superou a expectativa dos organizadores, que esperavam um número menor em função da retração da economia do País. Estes números colocam o evento como o maior evento do setor da América Latina e um dos maiores do mundo, que teve este ano um dia dedicado à visitação profissional para negócios e recebeu mais de 12 mil profissionais.
Expuseram seus produtos no Salão Duas Rodas 2015 400 marcas de diferentes produtos ligados ao setor de motos, 500 modelos de motocicletas exibidos e 40 lançamentos de novos produtos entre motocicletas, acessórios, equipamentos e motopeças. Além disso, uma nova marca de motocicletas, Indian, decidiu fazer sua estreia no evento e a BMW exibiu em avant-première para todo o mundo a moto conceito G 310 Stunt, prenúncio de que fará o lançamento da primeira moto com motores “pequenos” em 2016, duas claras indicações da importância do mercado brasileiro para todas as marcas e a importância do evento.
Pesquisa sobre o Anhembi
Apesar de Motonline acreditar que ainda falta ao Anhembi uma melhor infraestrutura para atender o público, que paga caro pelo estacionamento e pela alimentação dentro do pavilhão e recebe um atendimento sofrível, levantamento realizado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) com visitantes no evento mostrou que mais de 90% dos participantes avaliou que a localização do Anhembi é adequada e é a melhor escolha para o evento. Veja os principais dados avaliados e coletados na pesquisa:
• 92,9% considerou a localização do Anhembi adequada
• 91,7% elegeu o Anhembi como a melhor escolha para o evento
• 89,5% chegou ao evento com facilidade
• 87,6% disse que a sinalização e orientação facilitaram o estacionamento
• 83,5% afirmou que sinalização do Anhembi facilitou a circulação
• 77,3% mencionou que o celular tinha sinal adequado
• 76% respondeu que os banheiros estavam limpos e adequados
O perfil do público visitante do Salão Duas Rodas também foi determinado no mesmo levantamento. Confira:
• 83% é do sexo masculino
• 27% tem idade de 30 a 39 anos
• 39% tem ensino superior completo
• 37% recebe de 5 a 10 salários mínimos
• 66% é assalariado
• 42% possui motocicleta
• R$ 314 é a média de gastos mensais com o veículo de duas rodas
MOTONLINE (17/10/2015)