Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

1 de agosto de 2014

Salão do Automóvel de São Paulo está chegando! Conheça as principais estrelas da feira paulistana

Por: Web Matser

Tags:

Já começou a contagem regressiva para o Salão do Automóvel de São Paulo. A tradicional feira de carros paulistana abrirá os portões ao público no dia 30 de outubro, com dezenas de lançamentos e novidades que prometem sacudir o mercado. Os ingressos já estão à venda – e é melhor correr, pois os primeiros dois lotes se esgotaram.

Entre as principais novidades deste ano estão um test-drive para os visitantes e a chegada de marcas e modelos inéditos, como a Jeep, que mostrará o Renegade, futuro rival do Ford EcoSport que será produzido em Pernambuco, na primeira fábrica da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). O nicho de SUVs, aliás, será o mais badalado.

Confira a seguir alguns dos modelos que vão agitar o pavilhão de exposições do Anhembi.

Volkswagen Jetta — Um dos destaques da marca alemã, o sedã médio será levemente redesenhado e ganhará o moderno motor 1.4 turbo (140 cv) que equipa o novo Golf. Dessa forma, o Jetta ficará fortalecido na briga por vendas em um dos segmentos mais disputados do mercado brasileiro, onde reinam Honda Civic e Toyota Corolla.

Renault Sandero Stepway — A nova geração do hatch compacto já está nas lojas brasileiras, mas a versão aventureira ficará para o Salão de São Paulo. Inteiro redesenhado, o Sandero pela primeira vez exibe a mesma dianteira do novo Logan, relançado no fim de 2013.

Peugeot 2008 — Maior aposta da marca francesa para o Brasil, o utilitário compacto usa a mesma plataforma do hatch 208 e estreia no salão para fazer frente ao Ford EcoSport e os muitos jipinhos rivais que estão por vir.

Jeep Renegade — A Fiat surpreendeu o mundo inteiro (e principalmente os brasileiros) ao anunciar, no Salão de Genebra, que vai produzir o Renegade no Brasil. O utilitário compacto será o primeiro a sair da linha de montagem da nova fábrica que está em construção em Goiana, Pernambuco, e também o primeiro modelo da marca norte-americana produzido em série no Brasil. A estratégia é fortalecer a presença da Jeep no País e, ao mesmo tempo, disputar o cobiçado segmento de SUVs compactos, há anos monopolizado pelo Ford EcoSport.

Honda Civic Si — Já apresentado na edição de 2012 da feira paulistana, a versão cupê do sedã enfim chegará ao Brasil “em definitivo”, marcando o retorno da fabricante japonesa no segmento de esportivos “de acesso”.

Renault Fluence — Reestilizado na Europa, o sedã muda por aqui até o salão, onde fará sua reestreia. Por fora, o destaque é a dianteira, com a grade global da Renault e a fileira de leds sobre as luzes de neblina.

Novo Ford Ka — Revelado como conceito no fim de 2013, o novo Ford Ka chega em setembro para ser o modelo mais vendido da marca no País. Maior, o hatch agora tem cinco portas, usa a plataforma global do New Fiesta e usará o primeiro 1.0 de três cilindros da Ford no Brasil. É o substituto oficial do velho Fiesta Rocam.

Ford Ka+ Sedan — Principal lançamento da Ford no Brasil em 2014, a nova geração do Ka chega às lojas da marca no País ainda no primeiro semestre. Já a inédita versão sedã deve aparecer no Salão do Automóvel, em formas definitivas. Agora global e desenvolvido para mais de uma centena de países, o novo Ka será maior e terá engenharia de ponta para brigar com modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, entre os compactos de R$ 30 mil.

Hyundai Veloster Turbo — A Hyundai-Caoa também apostará na turma de esportivos da faixa dos R$ 100 mil e voltará a importar do Veloster no Brasil. Contudo, para apagar a fama de “enganador” e fraco em desempenho, a importadora lançará a versão 1.6 16V turbo, com 200 cv de potência máxima.

Nissan Versa — Importado do México desde outubro de 2011, o sedã compacto será nacionalizado nos próximos meses, com estreia prevista para o último trimestre. O Versa deve ter o mesmo visual repaginado do modelo mexicano, exibido em abril no Salão de Nova York (EUA), e pode marcar a estreia do motor 1.0 de três cilindros.

Volkswagen Cross Up — Já nas lojas brasileiras desde fevereiro, o pequeno Up deve ganhar sua versão aventureira para brigar com o Fiat Novo Uno Way. A receita do Cross Up será a mesma da maioria dos aventureiros “de butique”: suspensão elevada e apliques plásticos cobrindo para-choques, laterais e para-lamas.

Honda Vezel — Maior novidade da marca japonesa no salão, o “mini CR-V” estreia primeiro importado para brigar com as versões tops de Chevrolet Tracker, Ford EcoSport e Renault Duster. A partir do fim de 2015, a Honda começa a produzí-lo na fábrica de Itirapina (SP), onde também será montado o novo Fit.

Fiat Uno 2015 — Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Novo Uno passará pela primeira reestilização desde o lançamento, em 2010 — o parceiro Autos Segredos flagrou o modelo sem camuflagens. Sua transformação maior será no interior, que deve mudar radicalmente para tornar o hatch mais chique.

Honda City — Grande destaque ao lado do jipinho Vezel/HR-V, a nova geração do sedã compacto estreia em setembro, antes da feira paulistana, com produção nacional em Sumaré (SP). A plataforma do City será adaptada do novo Fit, lançado em maio. Uma das principais mudanças será a mecânica renovada já com o hatch-minivan.

Citroën C4 Cactus — Com visual ousado, o crossover médio já teve sua chegada ao Brasil confirmada pelos executivos globais da fábrica francesa e deve ser o destaque na mostra paulistana. Além do visual futurista, o C4 Cactus inova ao trazer bolsões de ar pela carroceria. A tecnologia promete reduzir o custo de reparos e proteger contra danos.

Renault Duster — A invasão de utilitários compactos no mercado brasileiro acelerou os planos da Renault para a renovação do Duster. O jipinho foi redesenhado na Europa no fim do ano passado e deve receber os retoques ainda este ano, estreando no período na feira paulistana.

Mercedes-Benz GLA — Futuro nacional da marca alemã, o SUV compacto de luxo estreia até o Salão de São Paulo ainda importado da Europa. Em 2015, passa a ser montado na fábrica em construção em Iracemápolis (SP), que também produzirá a nova geração do sedã Classe C. Mas o GLA deriva do compacto Classe A.

BMW i3 — Primeiro carro 100% da marca bávara, o hatch com formas de minivan já pode ser visto em algumas revendas brasileiras, conforme publicou o parceiro Autos Segredos. As vendas do modelo começam em setembro, e a feira paulistana será seu principal palco de estreia, já que muitos visitantes verão o i3 pela primeira vez.

Chery QQ — A nova geração do hatch fará sua estreia no Salão de São Paulo já nacionalizada, com produção em Jacareí (SP). A unidade está em fase final de construção e começa a produzir no segundo semestre. O primeiro a ganhar produção será o compacto Celer, nas versões hatch e sedã.

MINI Cooper — Revelada em novembro de 2013, a nova geração do simpático hatch inglês já está à venda, mas será a principal estrela da marca revivida pela BMW. Embora tenha mantido o design característico, este novo Mini Cooper é bem mais eficiente e divertido que o anterior. A mecânica foi inteira renovada. Por aqui, a política da marca inglesa seguirá mantida, com foco nos “apimentados” Cooper S e no JCW (John Cooper Works), que vendem mais.

R7 (31/07/2014)

  • Marca SP