Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

10 de setembro de 2015

Rolezinho oficial vai voltar no dia 7 de setembro

Por: Web Matser

Tags:

Após quase dois meses sem organizar rolezinhos e pancadões, a Prefeitura acena para a retomada dos projetos. Um deles,inclusive, já tem data e local para acontecer, segundo Antonio Pinto, ex-secretário da pasta de Promoção da Igualdade Racial. Dia 7 de setembro, o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) vai receber a primeira edição da nova fase do Rolezinho da Cidadania.

Leia mais: Chefe de Gabinete nega o fim dos rolezinhos em SP

O DIÁRIO entrou em contato com o CTN, localizado no bairro do Limão, na Zona Norte, e o local confirmou haver reserva para abrigar a festa dos adolescentes.

Antonio Pinto é o cotado para assumir a diretoria de eventos especiais, atualmente paralisada, da SPTuris (empresa municipal de eventos e turismo). Ele é o responsável pelo diálogo com as lideranças nos bairros e pela organização dos Rolezinhos da Cidadania e do Funk SP (pancadões legalizados).

“Agora os rolezinhos e os eventos do Funk SP vão ser coordenados pela SPTuris, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura”, explicou o ex-secretário.

Para Antonio Pinto, distribuir os pancadões pela cidade durante a Virada Cultural foi o teste que a Prefeitura precisava para seguir com a nova estrutura de organização, comandada pela pasta da Cultura.

Porém, diferentemente do rolezinho, o pancadão legalizado ainda não tem data nem local para ocorrer. “Aos poucos também vamos iniciar os trabalhos para retomar o Funk SP”, garantiu.

Ainda de acordo com Antonio Pinto, os rolezinhos devem ocorrer duas vezes por mês. A ideia é promover também, dentro dos eventos, oficinas de confecção de instrumentos musicais, inserindo aspectos de promoção cultural.

MARCO/ Na opinião de Darlan Mendes, de 25 anos, diretor da Associação Rolezinho: a Voz do Brasil, a realização do evento no CTN é um marco, tanto para os jovens quanto para o local.

“Vamos colocar artistas que tocam funk ostentação, sem apologia ao crime, dentro de um lugar característico por tocar forró e sertanejo. É quase uma revolução”, afirmou Darlan. “É legal que essa retomada aconteça bem no dia da independência do país, porque vamos comemorar a nossa independência também. Reconquistamos nossos espaços e nossos direitos.”

O rolezinho no CTN deve começar às 12h e durar até as 22h. Ainda não há informação sobre locais de outros eventos.

PREFEITURA BATE CABEÇA E NÃO DIZ QUAL PASTA ASSUMIRÁ OS PROJETOS/ O assunto dos rolezinhos e dos pancadões legalizados é tão polêmico que tem causado desinformação nas secretarias municipais . A pasta da Promoção da Igualdade Racial se limitou a dizer que não organiza mais os dois eventos. Já a de Cultura afirmou não estar tratando do assunto ainda.

A SPTuris, por sua vez, informou, em nota, que somente organiza eventos quando é contratada pelas secretarias — e nunca por si só.

“E hoje (ontem) não há nenhum contrato celebrado com a Secretaria da Igualdade Racial, nem com outra secretaria para organizar eventos desta natureza”, destacou.

A Secom (Secretaria de Comunicação da Prefeitura) não confirmou a informação do ex-secretário Antonio Pinto e,também em nota, afirmou não ter mais informações sobre a retomada de ambos os projetos.

DIÁRIO DE S.PAULO ONLINE (02/09/2015)

  • Marca SP