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Saiu na mídia

27 de maio de 2014

R7 Carros acelerou o cupê Mercedes-Benz CLA 45 AMG em Interlagos

Por: Web Matser

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São Paulo, Autódromo Internacional de Interlados. São 10h da manhã, o tempo está nublado e uma chuvinha fina teima em cair de tempos em tempos, de forma que o asfalto nunca está completamente seco. A missão desse dia monótono, porém, não tem nada de monótona: acelerar o novo cupê compacto de quatro portas da Mercedes-Benz, o CLA 45 AMG, e ultrapassar os 200 km/h em uma pista oficial de Fórmula 1.

Dirigir um carro esportivo de alta performance em uma pista oficial é uma experiência que poucos afortunados têm o prazer de sentir. Ninguém contava, porém, com a pista molhada, o que confere uma pitada extra de emoção ao teste. Mas o CLA 45 AMG, equipado com um motor 2.0 turbo de 360 cavalos, estava muito bem ambientado àquele ambiente – aparentemente – hostil. Afinal, o esportivo adora asfalto e faz de 0 a 110 km/h em 4,6 segundos.

Vamos à pista. Quando a gente vê corrida de Fórmula 1 na televisão, parece muito mais fácil reduzir marchas, frear na hora certa, acertar o traçado das curvas e acelerar na reta dos boxes. Parece, mas não é. Com 4.309 m, o circuito de Interlagos tem curvas de alta velocidade, “cotovelos” de 90 graus, subidas, descidas, mergulhos, retas, enfim, oferece todas as dificuldades necessárias para testar um automóvel.

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O S do Senna, o Bico de Pato e a Junção são curvas de baixíssima velocidade e exigem muita perícia do piloto – ainda bem que um instrutor, que conhece a pista na palma da mão, acompanhou cada jornalista. Ele dava dicas para acelerar e frear no momento certo e orientava sobre a posição do carro em busca do melhor traçado.

A reportagem do R7 percorreu o traçado de Interlagos duas vezes. Na primeira volta, a apreensão toma conta do pé e impede acelerar com vontade. As curvas exigem precisão do condutor, caso contrário o destino é a brita ou a grama. No ponto alto da primeira volta, chegamos aos 150 km/h – nada excepcional, considerando que uma ou outra rodovia brasileira permite atingir essa marca (vale lembrar que excesso de velocidade dá multa grave).

Na segunda volta, porém, estava mais à vontade para experimentar o carro. E ainda tinha o instrutor, que incentivou sempre utilizar todos os recursos aerodinâmicos do CLA 45 (inclusive o acelerador). Com maior acerto no traçado das curvas, o tempo foi menor e ainda atingimos os 200 km/h na reta dos boxes. Uma experiência incrível para quem está acostumado a dirigir pelas estradas esburacadas e mal-cuidadas do Brasil.

Agora, o carro. O motor de 4 cilindros turbo é feito à mão, seguindo a tradição da AMG, e vem com a assinatura do projetista. Com o empurrãozinho dele, o carro chega aos 250 km/h – um sistema eletrônico interrompe a aceleração acima dessa marca. O câmbio automático de sete marchas é outro diferencial do CLA 45 AMG: a troca de marchas é extremamente suave e confere alto nível de eficiência ao modelo.

Incomparável, o design do CLA 45 é muito parecido com o do CLS 63. É de propósito, segundo a Mercedes-Benz. No entanto, as proporções esportivas do CLA 45 são mais acentuadas. A começar pela grade frontal do carro, com lâminas duplas pintadas de cinza fosco. Os faróis de xenônio são equipamentos de série. As rodas de liga leve, vazadas e pintadas de preto, chamam a atenção, sobretudo, por causa das pinças de freio vermelhas, que reforçam o ar de agressividade do modelo.

Sobre o capô e por toda a lateral, o CLA 45 tem vincos suaves que ajudam o vento deslizar e, assim, evitar a inércia e empurrar o carro para os 200 km/h. As lanternas dianteiras são conservadoras, mas as traseiras parecem ter sido desenhadas à mão: linhas retas contornam a lanterna e conferem uma beleza peculiar, sobretudo à noite.

Para completar, as duas saídas do escapamento também têm sua particularidade. Quando o carro roda com velocidade de até 120 km/h, o ar sai por apenas uma saída. Em velocidades mais altas e com alta rotação, ambas as saídas são usadas e o barulho mais esportivo – incofundível – também aparece. Outro detalhe é o barulho que o carro faz quando, em alta rotação, a transmissão passa da terceira para a quarta marcha.

Interior

O painel do CLA 45 tem todos os recursos tecnológicos e o design do que há de mais moderno na indústria automobilística. Não poderia ser diferente. Velocímetro digital, câmbio borboleta atrás do volante, controles do sistema de som e do computador de bordo no volante, ar-condicionado digital dual-zone, sistema “parking assist” para estacionar “mole mole”, GPS. Enfim, o conforto interno é levado à sério pela AMG.

O CLA 45 desembarca no Brasil com três opções de cores dos bancos esportivos: preta, cinza ou marrom. Cabe ao comprador escolher a cor que combina melhor com os cintos de segurança vermelho. Ah, para o bebê, o sistema ISOFIX no banco traseiro facilita a instalação da cadeirinha.

A segurança também é “item de série” no CLA 45. A carroceria é reforçada nas áreas em que ficam os ocupantes, enquanto a traseira e a dianteira foram projetadas para absorver impactos e – em uma palavra – amassar em caso de colisão. Fora isso, o carro vem com sete air bags, tem um sistema eletrônico de estabilidade e secagem automática dos discos de freio quando em pista molhada.

Tem também o sistema de freio automático quando o carro está parado (sem colocar o pé no pedal) e o Attention Assist, que avisa motorista quando ele está cansado.

Por tantos recursos tecnológicos e de segurança, do design alemão inconfundível da marca AMG e do prazer de dirigir um Mercedes-Benz, o brasileiro terá que desembolsar R$ 289,9 mil para levar essa máquina para casa.

Ficha Técnica
Mercedes-Benz CLA 45 AMG
Motor: 2.0 16V turbo, gasolina
Potência: 360 cv a 6.000 rpm
Torque: 45,8 kgfm entre 2.250 e 5.000 rpm
Câmbio: Automático, sete marchas
Direção: Eletromecânica
Suspensão: Independente, com três braços na dianteira e quatro braços na traseira
Freios: Disco na traseira e dianteira
Dimensões: 4,691 m (comprimento), 2,032 m (largura), 1,416 m (altura)
Pneus: 235/35 R19
Porta-malas: 470 litros
Reservatório de combustível: 56 litros
Peso: 1.585 kg (ordem de marcha)
Principais itens de série: ar-condicionado dual-zone, sete air bags, sistema Active Parking Assist (estacionamento), sistema Attention Assist (anti-cansaço), Eletronic Stability Program (estabilidade)
Preço: R$ 289,9 mil

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R7 (26/05/2014)

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