Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

9 de maio de 2013

“Precisamos de mais eventos de expressão internacional na cidade”, diz presidente da SP Turis

Por: Web Matser

Tags:

Marcelo Rehder fala sobre os números da Fórmula Indy, que acontece neste final de semana.

Neste final de semana São Paulo recebe a Fórmula Indy 300. O evento é um dos que movimentam o circuito de negócios da metrópole. Em uma semana, entre a chegada dos turistas e a corrida, a cidade espera movimentar cerca de R$ 200 milhões.
Para falar sobre os números do evento e os ganhos para a cidade, DINHEIRO entrevistou Marcelo Rehder, presidente da SPTuris, órgão responsável por promover o turismo na capital paulista.

DINHEIRO – Que tipo de movimentação a Fórmula Indy traz para os negócios do turismo da cidade de São Paulo?
Marcelo Rehder – O Observatório do Turismo, que é o núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, realizou levantamento nas edições anteriores. Em 2012, os gastos individuais do público, somente no dia do evento, foi em média de R$ 277,90, com compras nas lojas do evento, alimentação, bebidas, estacionamento, táxi ou transporte coletivo.

Quais os outros setores benefeciados?
Incluimos hospedagem, compras, lazer, entretenimento, alimentação e transporte na cidade. Ainda temos que considerar a movimentação na cidade dos quase 30% de turistas que vieram a São Paulo para o evento. O gasto deles na cidade foi de aproximadamente R$ 1.240 durante o período de permanência na capital paulista, de quase três dias.

Para quanto está prevista a movimentação total do evento este ano?
Somente com essa conta de consumo, temos mais de R$ 40 milhões. Mas ainda tem o investimento dos patrocinadores, os gastos das equipes, o custo de produção do evento para as empresas organizadoras e várias outras. Em 2011, somente em movimentação para a cidade o valor foi de cerca de R$ 80 milhões.

Qual o impacto para a cidade em termos de imagem e propaganda da marca São Paulo?
O evento é transmitido para cerca de 200 países e só o retorno em mídia espontânea é estimado em mais de R$ 430 milhões, segundo a organização. A corrida projeta São Paulo para o mundo todo e, com isso, ajuda a torná-la mais conhecida, atraindo novos interessados em visitar a cidade ou mesmo investir nela. Com a Fórmula Indy no Anhembi, São Paulo é a única cidade no mundo que recebe algumas das mais importantes categorias do automobilismo: além da Indy, a Fórmula 1, o Mundial de Endurance (FIA-WEC), a Fórmula Truck, a Stock Car, entre outras.

Luiz Gustavo – istoedinheiro.com (04/05/13).

  • Marca SP