Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

14 de agosto de 2015

Olimpíada desafia 1,2 mil jovens em busca dos melhores em 50 profissões

Por: Web Matser

Tags:

O Complexo do Anhembi, na Zona Norte da cidade de São Paulo(SP), recebe a partir desta quarta-feira (12) uma olimpíada internacional de profissões técnicas. É a primeira vez que a WorldSkills ocorre na América Latina. Ela vai reunir cerca de 1.200 alunos-competidores com até 22 anos, que representarão 62 nações.

Na competição, os jovens disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas diferentes, como:cabelereiro, garçom, funileiro, padeiro, jardineiro e até especialista na manutenção de aeronaves.

Nas provas, os competidores executam tarefas do dia a dia do trabalho nas empresas. Quem cumprir as missões da melhor maneira possível, dentro do prazo estipulado e dos padrões internacionais de qualidade, leva o título.

Para criar ambientes de trabalho similares aos encontrados pelos profissionais em seus locais de serviço, todas as áreas locáveis do complexo do Anhembi serão utilizadas.

De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), em 45 anos, está é a primeira vez em que um único evento utilizará simultaneamente o Palácio das Convenções, o Pavilhão de Exposições e a pista central do Sambódromo.

Nesta terça-feira (11), verdadeiros restaurantes, quartos de hospital, oficinas mecânicas e centros de estética, por exemplo,já estavam montados dentro do Pavilhão do Anhembi, à espera da chegada dos profissionais para o início dos trabalhos.Uma grande frota de veículos e um helicóptero são algumas das extravagâncias que compõem os ambientes e deixam a simulação ainda mais próxima da realidade.

Brasileiros na competição

O Brasil participa da edição deste ano da olimpíada com 56 competidores – a maior delegação nacional a já participar da disputa. Os jovens brasileiros tentarão aproveitar o fator casa para aumentar o número de 68 medalhas já conquistadas na história da competição. O país participa da disputa desde 1983 e ganhou sua primeira medalha em 1989. Na última edição,em 2013, na Alemanha, ficou com o 5º lugar geral.

Para a família do brasiliense e integrante da delegação nacional, Wilker Renan Grassioti, de 20 anos, a competição deste ano pode ter um gosto especial. Na disputa pelo ouro na categoria Técnico em Refrigeração e Ar-condicionado, o jovem busca igualar o feito do irmão mais velho, William Ramon, que se sagrou campeão na mesma disputa durante a edição de 2011, na Inglaterra. Uma “dobradinha” familiar é algo inédito nas participações brasileiras na olimpíada.

As disputas da olimpíada começam às 9h desta quarta-feira (12), mas a visitação do público, que é gratuita, só será possível a partir das 10h no primeiro dia. Nos demais dias do evento, realizado até o sábado (15), a competição estará aberta para o público desde as 9h.

Os vencedores de cada categoria só serão divulgado no domingo (16), durante cerimônia de encerramento que acontece no Ginásio do Ibirapuera, na Zona Sul da capital.

G1 (12/08/2015)

  • Marca SP