Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

13 de setembro de 2013

Mudança e crescimento em 2013

Por: Web Matser

Tags:

No próximo ano, a Abav Feira de Turismo das Américas terá novo nome em função das estratégias de vendas

O ano de 2013 foi de mudança e crescimento do Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e Feira de Turismo das Américas, realizado de 4 a 8 de setembro. O evento saiu do Rio de Janeiro, onde permaneceu por 10 anos, e instalou-se em São Paulo, no Parque de Exposições do Anhembi. O crescimento foi significativo: ocupação de 36 mil metros quadrados de área (num só pavilhão), participação de 60 países, 26 Estados brasileiros (Ausência do Acre), 800 compradores, 50 mil profissionais de turismo e 30 mil consumidores finais. O evento foi aberto ao consumidor final nos dois últimos dias.

O corte da fita reuniu autoridades, abriu a Abav 2013 – Feira de Turismo das Américas em sua 41ª edição (a primeira em São Paulo) e deu sequência aos trabalhos com a solenidade de abertura na Vila do Saber fotos: divulgação

O presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, estava radiante. A Feira de Turismo das Américas bateu recorde e superou as expectativas em sua estreia na capital paulista. Nos três dias dedicados aos agentes de viagens e profissionais do setor, o público total foi de 38.706 pessoas, o maior já registrado num Congresso da Abav. O fluxo foi mais significativo no segundo dia, com 13.944. O primeiro dia teve 12.848 e o último 11.914.

Azevedo anunciou outras mudanças para 2014. A Feira de Turismo das Américas terá nova denominação: 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo, com maior abrangência e potencial para se tornar uma feira mundial. A realização da nova feira será de 24 a 28 de setembro. A Abav tem contrato com o Anhembi até 2015, mas Azevedo não acredita que a feira volte para o Rio de Janeiro ou vá para outro Estado. Assim, fica descartada a possibilidade de um Congresso e Feira da Abav no Ceará. O presidente da Abav justificativa que em São Paulo estão os maiores operadores e o maior número de consumidores de viagens.

Solenidade de abertura
O evento também passou por mudanças na solenidade de abertura, que teve, pela primeira vez, o formato de talk show, liderado pela jornalista Rosana Jatobá. Como Estado anfitrião da 41ª Feira de Turismo das Américas, o Amazonas mostrou imagens da natureza e apresentou os bois Caprichoso e Garantido, que fazem uma festa anual em Parintins. Após a apresentação dos bois, o cantor Zezinho Corrêa interpretou o Hino Nacional.

Ainda na abertura do evento, a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, disse que Manaus e o Estado estão se preparando para se tornar um dos principais destinos de turismo do mundo. “Temos uma gastronomia diferenciada, uma cultura contagiante e uma natureza inconfundível, ingredientes necessários para consolidar o nosso destino”.

Determinada a mostrar o potencial turístico do seu Estado, Oreni Braga disse que “temos a grandeza do Festival de Parintins, o artesanato dos índios, o rio Amazonas (o maior do mundo) e Manaus como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Os longos discursos deram lugar a perguntas de interesse do público presente. Antonio Azevedo deu as boas vindas oficiais e proferiu algumas palavras, em tom político, ressaltando como é inaceitável que as agências ainda não contem com o devido reconhecimento. “Somos o principal canal de vendas de viagens e representamos 4% do PIB do Brasil. Temos que unir forças em prol da valorização do setor para contribuirmos mais economicamente para o crescimento do País. É inaceitável que as agências de viagens não sejam reconhecidas e continuem a sofrer concorrência desleal”.

Azevedo prosseguiu. “Para superar esta injustiça esperamos, para ainda este ano, a aprovação do projeto de Lei 5.120 (que regulamenta a atividade dos agentes de viagens) e, por isso, agradeço ao ministro do Turismo aqui presente, Gastão Vieira, pelo apoio nessa batalha”, comentou. Para reforçar seu protesto, Azevedo disse que “a falta de regulamentação cria um cenário favorável, principalmente para as propagandas enganosas de agências de viagens on-line”. O projeto mencionado pelo presidente da Abav é de 2001.

Azevedo também afirmou que o evento, este ano, agrega parceiros importantes públicos e privados. “O evento já era referência e, agora, passa a ser um marco. Queremos, também, estar mais próximos do consumidor final e, por isso, iremos abrir nossa feira a eles para que, assim, possamos ampliar a percepção dos consumidores quanto à importância das agências, que agregam valor a uma viagem. Nada substitui o poder do conhecimento, do atendimento personalizado”, disse.

Para finalizar sua participação, Azevedo desejou bons negócios e agradeceu a Promo “por nos ajudar a realizar está que é a maior edição dos nossos 60 anos”, ressaltou. Como eventos paralelos, foram realizados o Abeta Summit e o 40º Encontro Comercial Braztoa.

A feira teve início com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder; o presidente da Braztoa, Marco Ferraz; além de Paulo Lourenço (Turismo de Portugal), Vinicius Lummertz (MTur), Flávio Dino (Embratur), Douglas Simões (Abeta) e Edmar Bull (Abracorp).

Otimismo
Durante a abertura da Abav 2013, o ministro Gastão Vieira transmitiu uma mensagem de otimismo. De acordo com ele, muitos tiveram uma visão pessimista da economia brasileira e acreditaram que 2013 fosse um ano perdido. Porém, o crescimento do PIB no terceiro trimestre trouxe um novo alento. “Temos, ainda, um problema de câmbio que afeta todos os países emergentes, mas tenho certeza de que fecharemos o último trimestre de forma positiva”, declarou.

Curta Nordeste
Os nove Estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia) se uniram para lançar uma publicação trimestral que apresenta os principais destinos da região de forma integrada e potencializa sua divulgação para o mercado nacional e internacional. A revista Curta Nordeste foi entregue aos participantes da 41° Feira de Turismo das Américas no palco do Ministério do Turismo e sua primeira edição apresentou nove praias, além de abordar os preparativos para a Copa do Mundo 2014.

“Nossa intenção, realmente, é promover a união de todos os Estados, a partir da criação de um roteiro integrado para o turista”, disse o diretor presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Andre Correia. O projeto teve como referência a revista Curta Pernambuco, que já está em sua quinta edição e é distribuída gratuitamente em táxis da região. Segundo Correia, a mídia é apenas um dos grandes sucessos da marca. “Nossa fanpage na internet já conta com 70 mil curtidores”, disse.

Serão disponibilizados 20 mil exemplares da Curta Nordeste, com o mesmo tipo de distribuição da revista de Pernambuco. A publicação tem matérias traduzidas para o inglês. O diretor da Empetur diz que colocá-la em táxis é uma boa estratégia para atrair turistas brasileiros e estrangeiros.

Braztoa busca turbinar viagens
Realizado em parceria com a Abav – Feira de Turismo das Américas, o 40º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) teve como principais destaques o lançamento da edição 2013 da Turismo Week, considerada a maior promoção de viagens do País; e a reedição do Programa Viaje Mais
Melhor Idade.

A Turismo Week foi desenvolvida no período de 31 de agosto até ontem, 11 de setembro. Os consumidores tiveram a oportunidade de consultar dezenas de oportunidades de roteiros. Neste ano, 28 empresas lançaram pacotes de viagem com preços de 20% a 45% mais baixos.

O programa Viaje Mais Melhor Idade, promovido pela Braztoa em parceira com o Ministério do Turismo (MTur), garante pacotes com tarifas mais acessíveis a pessoas com idade a partir de 60 anos. A ideia é promover a inclusão social dos idosos, em especial aposentados e pensionistas, proporcionando-lhes a oportunidade de viajar e usufruir os benefícios da atividade turística, como forma de fortalecimento do setor de turismo no Brasil.

Por meio do portal www.viajamais.gov.br, o turista poderá verificar uma lista atualizada de descontos e vantagens oferecidas pelas empresas cadastradas. Escolhida a oferta desejada, o cliente tem à sua disposição os links das empresas ofertantes para que ele próprio possa fazer sua compra e viajar pelo Brasil. O portal é uma vitrine de ofertas, mas não intermedeia nenhuma compra, ficando o cliente livre para negociar com o vendedor da maneira que preferir.

Na Abav, a Braztoa ocupou uma área de 1,4 mil metros quadrados com 64 associadas, destacando o slogan “As melhores operadoras de turismo do Brasil”. Atualmente, a associação congrega 97 empresas conceituadas do setor turístico, entre operadoras de turismo e representações de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% de todos os pacotes turísticos comercializados no País.

Edgony Bezerra – diariodonordeste.com.br (12/09/13).

  • Marca SP