Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

18 de abril de 2016

Mogi apresenta trabalhos no 30º Congresso de Secretários Municipais de Saúde

Por: Web Matser

Tags:

Mogi das Cruzes está apresentando três trabalhos na XIII Mostra de Experiências Exitosas do XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), que termina nesta sexta-feira (15/04), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. As ações desenvolvidas em diferentes áreas do SIS – Sistema Integrado de Saúde servem como exemplos para outros municípios.

Um dos trabalhos revela detalhes do Sistema Integrado de Saúde, implantado em 2011, que desde então vem promovendo importantes avanços no atendimento e gerenciamento de saúde em Mogi das Cruzes. O sistema começou com a informatização da rede municipal de saúde e a interligação das unidades e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como o controle de estoques e vagas, a confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas e o prontuário eletrônico. Conta, ainda, com um recurso importante que é o Cartão SIS, uma facilidade de acesso aos mogianos que hoje já soma mais de 200 mil usuários.

“Com os indicadores provenientes das informações coletadas pelo SIS está sendo possível monitorar diversas situações, além de conseguirmos maior visibilidade das informações gerenciais por meio de relatórios e gráficos que auxiliam nas tomadas de decisões, criando novos processos, mais dinâmicos e modernos”, explica o secretário.

O segundo trabalho é “Implantação do SI-PNI nas Unidades de Vacinação em Mogi das Cruzes”, apresentado pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização vem sendo implantado em todo o Brasil desde 2010 e no Estado de São Paulo foi definido seu uso exclusivo a partir de janeiro de 2016.

Para isso, Mogi das Cruzes promoveu uma capacitação prática do uso do sistema para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e funcionários administrativos, com duração de 12 horas, para 12 turmas, num total de 224 profissionais treinados. Com a implantação do SI-PNI, o município passa a ter o controle nominal de todos os vacinados, o que possibilita a busca ativa dos faltosos, emitindo relatório de todas as pessoas que eventualmente não tenham completado o esquema vacinal.

Já o terceiro trabalho detalha uma das ações desenvolvida pelo Banco de Leite de Mogi das Cruzes. “Blitz Amamentação para Captação de Doadoras de Leite Humano” detalha a rotina da equipe voltada na identificação de possíveis doadoras de leite materno para ampliar a quantidade de leite coletado e distribuído e a avaliação do desempenho do aleitamento materno na cidade.

“Este projeto mostra que profissionais qualificados têm condições de oferecer apoio à amamentação, assim como a comunidade, os gestores e as famílias envolvidas e comprometidas. Além de incentivar o aleitamento materno, esse trabalho garante, quando há condições, a coleta de leite excedente, o que pode salvar vidas”, explica a secretária-adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, que apresentou o projeto em conjunto com toda a equipe técnica do Banco de Leite de Mogi das Cruzes.

WWW.MOGIDASCRUZES.SP.GOV.BR (14/04/2016)

Notícias Relacionadas:

  • Marca SP