19 de outubro de 2012
Mercado & Eventos – Parque Anhembi (SP) inaugura novo espaço
A cidade de São Paulo ganhou um novo local para a realização de eventos. Trata-se do Espaço Anhembi, inaugurado na noite desta quinta-feira (18/10) com a presença do prefeito Gilberto Kassab. Localizada no setor 1 do Sambódromo, a nova estrutura fica bem à frente da maior arquibancada do lugar e ocupa o espaço onde todos os anos são montados os camarotes oficiais do Carnaval, da Fórmula Indy e dos desfiles de 7 de setembro. O investimento total foi de R$ 5 milhões.
De acordo com o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Marcelo Rehder, uma das principais vantagens é não ter que mostra e desmontar as estruturas móveis, o que representa uma grande economia de recursos. “Nós já tínhamos o maior pavilhão de exposições da América Latina, duas arenas para shows e esta é a estrutura que faltava”, afirmou. “Com a economia que teremos por não precisar mais montar e desmontar os camarotes, em três ou quatro anos o investimento será recuperado”, completou.
O executivo ressaltou que o Espaço Anhembi também se configura em uma nova opção para a cidade, que sofre para acomodar todos os eventos devido a alta demanda. “São Paulo é carente de espaços para eventos. São realizados quase 90 mil por ano e esta nova estrutura é multiuso e vai trazer uma nova opção”, disse Rehder, lembrando que antes mesmo de estar 100% pronto, uma parte do Espaço Anhembi já foi utilizada como camarote do Spirit of London, no último dia 6 de outubro.
A estrutura em formato de meia-lua já pertencia ao projeto original do Sambódromo, feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1988. O espaço construído é de 4,8 mil m² e ele é composto por três áreas independentes e conectadas. Apresentações musicais, por exemplo, terão a possibilidade de utilizar a estrutura de modo simultâneo e integrado com a arquibancada, o que dá uma capacidade total de 18 mil pessoas.
Na parte interna, os dois pisos contam com camarins, sanitários, cozinhas, área técnica e dois elevadores. Já na parte externa há áreas livres que podem ser usadas para recepção de convidados, rampas de acesso que permitem acessibilidade às pessoas com deficiência, depósitos e áreas verdes.