3 de março de 2016
Encontro reuniu representantes de 21 cidades; especialista da SPTuris destacou a importância do monitoramento do mercado
Águas de São Pedro sediou, na terça-feira, dia 23, um workshop da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). O tema do encontro, que reuniu 35 representantes de 21 cidades, foi a importância de um “Observatório de Turismo” na profissionalização do segmento nas 70 estâncias turísticas, hidrominerais, balneárias e climáticas do Estado.
O evento contou com a presença do coordenador do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris (Secretaria de Turismo) de São Paulo, Fabio Montanheiro. “Somos um núcleo de pesquisa e inteligência que há dez anos atua no monitoramento do mercado turístico. Quando há um controle dos dados, a tomada de decisões é facilitada”, destacou o especialista, que ministrou uma palestra durante o evento.
O Observatório de Turismo é a principal fonte de dados dos eventos oficiais da Prefeitura de São Paulo, como o Grande Prêmio de Fórmula 1 e a Virada Cultural. Em dez anos, realizou 189 pesquisas e entrevistou 201 mil pessoas. Montanheiro ressaltou a importância desse tipo de atividade em tempos de crise econômica.
“Com o câmbio desfavorável, houve um aumento de 17% no turismo interno em 2016. É uma demanda pronta para visitar os municípios do Estado. Daí a importância de ter destinos preparados e infraestrutura de qualidade, além de qualificação constante da mão-de-obra”, disse.
“Saímos da época do achismo. Temos que monitorar o turismo para saber, por exemplo, quais turistas visitam nossas cidades, o que eles preferem, quanto gastam, se vieram a lazer ou a negócio e quais os pontos fracos apontados”, comentou o gerente executivo da Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo.
O secretário de Turismo de Águas, Fábio Pontes, ressaltou a importância do encontro. “Serve como constante aprendizado de novas práticas no Turismo. A troca de experiências entre as Estâncias é o melhor parâmetro para avaliar a real situação do turismo no Estado”.
O evento no Centro de Convenções de Águas integra um ciclo de dez workshops. O objetivo é fortalecer o turismo nas estâncias por meio da troca de informações e ações comuns pré-estabelecidas. A metodologia utilizada nos workshops é disponibilizada pelo Senac.
Em encontros anteriores, já foram abordados temas como Captação de Recursos para o Turismo, Acessibilidade para o Turismo e Marketing Turístico. A programação da Aprecesp seguirá até agosto deste ano, com encontros mensais em Águas de São Pedro e São José dos Campos.
FOLHA DE SÃO PEDRO (03/03/2016)