Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

25 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo, ficção e realidade

Por: Web Matser

Tags:

O SEBRAE está com uma proposta muito interessante que tem como objetivo provocar a reflexão sobre os temas de inovação e empreendedorismo a partir da exibição de trechos de filmes famosos e seguidos de debates na Feira do Empreendedor. A programação será exibida durante os quatro dias do evento, que ocorre de 20 a 23 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.

Serão exibidos os trechos de quatro filmes campeões de bilheteria que trazem reflexões sobre aspectos do empreendedorismo e da inovação, a partir de situações vividas em cada enredo. “O filme tem essa característica lúdica, de entretenimento, criando uma atmosfera a partir de imagem, som, figurino e cenário, etc. Neste contexto, a pessoa está à vontade e aberta para absorver o que está sendo retratado no filme. É possível extrair analogias interessantes a partir das situações vividas pelas personagens e que podem ter a ver com os desafios do dia a dia do empresário”, afirma a consultora da unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae-SP, Maria Augusta Pimentel Miglino.

No caso do filme Piratas do Vale do Silício, a proposta é debater inovação e estilo. Segundo Maria Augusta, serão discutidos temas como o surgimento da inovação em empresas de alta tecnologia, nas quais o estilo gerencial diferente leva a trajetórias distintas de empreendedorismo. A comparação entre os estilos de Steve Jobs, da Apple, e de Bill Gates, da Microsoft, permite diversas reflexões sobre liderança, estratégia, concorrência e ética nos negócios.

Outra atração será o filme Apollo 13: do desastre ao triunfo. Apollo 13 foi a sétima missão tripulada do Projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua. Devido a um acidente na viagem de ida, a nave e seus tripulantes se veem em uma situação de extremo risco, que pode impedi-los de retornar à Terra. Com este filme, a proposta é trabalhar inovação em situações de crise. A discussão ficará em torno da tomada de decisões críticas, envolvendo planejamento, riscos e estratégias.

Já na exibição dos trechos do filme Do que as mulheres gostam, os especialistas vão levar o público a refletir sobre a importância de saber ouvir o mercado, entender como pensam e o que querem os clientes e inovar a partir da percepção das suas necessidades.

No caso do filme Jerry Maguire: a grande virada, as palavras-chave são inovação, estilo e pessoas. O filme retrata a história do agente Jerry Maguire e seu trabalho com um único cliente, um famoso e problemático jogador de futebol. A consultora do Sebrae-SP afirma que a discussão ficará em torno de como o agente consegue chegar ao sucesso a partir da decisão de trabalhar com aquilo que acredita, sendo autêntico e ético, valorizando o ser humano.

“O Cine Sebrae é uma atração muito procurada pelo público na Feira do Empreendedor. Além do ambiente característico e da acolhida calorosa do Sebrae-SP, ao fim de cada sessão, sempre é extraído um aprendizado para o empreendedor levar para a empresa e para a vida”, diz Maria Augusta.

Programação. Estão programadas sete exibições por dia de feira. Os ingressos de cada sessão serão liberados com uma hora de antecedência. Cada exibição terá duração de 1h10. A programação completa pode ser conferida no site: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/espacos-especiais.

Sobre a Feira do Empreendedor do Sebrae-SP

A Feira do Empreendedor 2016 é o maior evento de empreendedorismo do Brasil. O evento é gratuito e a previsão é que a Feira receba cerca de 120 mil visitantes durante seus quatro dias e que sejam realizadas mais de 50 mil capacitações e movimentados R$ 7,8 milhões em negócios. Em um espaço de 30 mil metros quadrados estarão presentes mais de 400 expositores contemplando franquias, negócios online, máquinas e equipamentos, representação comercial porta a porta e serviços.

DIÁRIO DE S.PAULO ONLINE (18/02/2016)

  • Marca SP