Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

4 de fevereiro de 2016

Domingo de pré-carnaval leva 300 mil às ruas de São Paulo, diz Prefeitura

Por: Web Matser

Tags:

A Rua da Consolação ficou completamente lotada no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na tarde desde domingo (31). Mais cedo, o bloco carioca Monobloco reuniu um grande púbilco na região do Parque do Ibirapuera, mesmo sob sol escandante. Teve ainda Quizomba no Centro, Confraria do Pasmado e Gambiarra com Tiago Abravanel na Faria Lima, além de uma série de bloquinhos espalhados pela cidade.

Segundo a Prefeitura, o domingo teve 300 mil foliões nas ruas. No sábado foram 100 mil, segundo a administração municipal. A Polícia Militar não fez balanço de estimativa de público nos blocos de pré-carnaval.

Segundo pesquisa feita pela SPTuris com foliões neste fim de semana, 97% do público é de São Paulo e 71% escolheu ficar na cidade para curtir a festa. O cantor Alceu Valença, que se apresentou no sábado, aposta que “São Paulo em poucos anos terá o maior carnaval de rua do mundo”.

“É lindo São Paulo aceitar o caos do carnaval, aceitar essa loucura”, disse a atriz Leandra Leal, carioca e acostumada com blocos gigantescos do Rio de Janeiro, como o Cordão do Bola Preta. Ela participou do desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que fez sumir o asfalto da Rua da Consolação no trajeto rumo à Rua Xavier de Toledo. Segundo a Prefeitura, foram 90 mil foliões no desfile. Os organizadores falaram em 120 mil.

O som potente do trio elétrico Demolidor, o mesmo que é usado por Ivete Sangalo no carnaval de Salvador, comandou a festa na descida da Consolação. A atriz Alessandra Negrini, musa do Baixo Augusta, disse que é muito importante as pessoas ocuparem as ruas para curtir o carnaval. “É muita gente!” A cantora Paula Lima e o cantor Simoninha também entoaram rock, pop, axé, marchinha e clássicos do samba. Teve até “I fell good”, de James Brown.

Fafá de Belém, que já tinha se apresentado no sábado no bloco Bicho Maluco Beleza, voltou a subir em um trio neste domingo e comandou a multidão do baixo Augusta ao sou do seu sucesso “Vermelho”.

Cariocas em SP

Os blocos cariocas já descobriram o filão de fazer apresentações em São Paulo antes do carnaval oficialmente começar. No sábado (30), o Bangalafumenga e o Sargento Pimenta se apresentaram pelo terceiro ano consecutivo no pré-carnaval paulistano.

Neste domingo foi a vez do Monobloco estrear em São Paulo. “Foi um sucesso, não esperava tanta gente”, disse o músico Pedro Luís, um dos idealizadores do Monobloco. “Para o ano que vem vamos preparar uma bateria ainda maior.” O desfile teve até festival gastronômico com food trucks. Mais gente faturando com o carnaval de rua.

Mais policiamento

A madrugada de sábado para domingo não teve registro de confusão e violência, como ocorrido na noite anterior na Vila Madalena. Apesar disso, o governo estadual disse que vai aumentar o efetivo de policiais para os dias de carnaval. Nós vamos reforçar o policiamento para evitar agressões e para evitar que ocorra novamente essas manifestações de foliões exagerados que estavam embriagados”, afirmou o secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes.

O governador Geraldo Alckmin também falou sobre a atuação da PM durante o carnaval e disse que a folia deve “respeitar as regras”. “O que se deseja é compatibilizar a festa, o lazer, as pessoas poderem se divertir. Mas também a tranquilidade de quem mora, de quem vive no bairro. E é possível faze-lo, mas é preciso respeitar as regras”, comentou.

G1 (31/01/2016)

  • Marca SP