Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

22 de outubro de 2015

Confira atrações gratuitas da Avenida Paulista, que será aberta para ciclistas e pedestres

Por: Web Matser

Tags:

Após a inauguração de novos trechos de ciclovia, nos últimos meses, a mais paulista das avenidas acaba de ganhar mais uma opção de lazer.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que, a partir do dia 18 de outubro, a avenida Paulista será aberta todos os domingos a pedestres e ciclistas, das 9h às 17h.

O projeto chamado de ‘Rua Aberta’ terá a avenida como uma das primeiras vias da cidade que deverão ser abertas, aos domingos. Segundo informou a própria Prefeitura, regiões periféricas também serão abertas aos ciclistas e pedestres como a avenida Luiz Gushiken, em M’Boi Mirim, e um trecho da rua Benedito Galvão, altura da Praça Albino Francisco de Figueiredo, em Aricanduva, na Zona Leste.

O acesso dos moradores locais às residências estará garantido, além do acesso a todos os hospitais das áreas fechadas.

Os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h. Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais, e no caso do Santa Catarina e do Clube Homs, haverá faixa de acesso exclusiva.

 

Confira atrações gratuitas da avenida Paulista:

ARTES

Casa das Rosas

foto: Wikimedia Commons Localizado no início da avenida, próximo ao Shopping Pátio Paulista, esse centro cultural dedicado à literatura funciona em um casarão em estilo clássico francês, construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo, em 1935.

Além de exposições literárias, o local conta também com cursos, oficinas de criação e crítica, palestras, ciclos de debates, saraus e espetáculos teatrais. Confira programação.

Destaque para o belo jardim de rosas que pode ser vista na entrada da avenida Paulista, considerado um dos mais belos da cidade.

 

Itaú Cultural

Inaugurado em 1987 como centro de pesquisa e produção artísticas relacionadas a diversos segmentos culturais, o Itaú Cultural oferece ampla programação com atividades gratuitas como cursos, exposições e espetáculos cênicos e musicais.

Destaque para projetos em diferentes segmentos artísticos como o Rumos e sua diversificada midiateca com documentos, livros, filmes, periódicos, CDs e DVDs que podem ser consultados no local.

 

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso

Há anos, o clássico número 1313 da Paulista é conhecido por suas longas filas para retiradas de ingressos para as excelentes produções que se apresentam no local.

Projetado pelo modernista Paulo Mendes da Rocha, esse centro cultural é formado pela Galeria de Arte do Sesi-SP, pelo Teatro do Sesi e pelo Espaço Mezanino, onde acontecem espetáculos teatrais e de dança, shows, projeção de filmes, exposições artística e multimídia.

 

MASP

Considerado um dos mais importantes da América do Sul, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das atrações mais visitadas de São Paulo e abriga um acervo tombado pelo IPHAN com cerca de oito mil peças assinadas por nomes como Botticceli, Portinari, Di Cavalcanti, Monet, Picasso, Renoir e Van Gogh.

Idealizado pelo jornalista Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi, em 1947, o museu é conhecido pelo arrojado projeto suspenso por quatro colunas, sobre um vão livre, obra de Lina Bo Bardi.

O museu oferece entrada gratuita todas às terças, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h. Destaque também para a feira de antiguidades que acontece aos domingos, no vão livre do MASP.

 

Espaço Cultural Citi

Visitada por cerca de 50 mil pessoas, mesalmente, essa galeria foi inaugurada em 2005 e já abrigou exposições de artistas como Fernando Pacheco, Luis Martins, Taísa Nasser, Romero Britto, Antonio Peticov e Maurício de Sousa.

 

Conjunto Nacional

Endereço de salas de cinema e das concorridas lojas da Livraria Cultural, esse edifício foi inaugurado em 1958 e ficou conhecido por abrigar uma cúpula geodésica de alumínio e pelos jantares dançantes do restaurante Fausano, que funcionava no local, por onde passaram nomes como o cantor de jazz Nat King Cole e a atriz alemã Marlene Dietrich.

Desde 1997, o local abriga o Espaço Cultural Conjunto Nacional que funciona nos corredores do edifício, com exposições de diversos artistas plásticos.

 

Instituto Cervantes

Criada pelo governo espanhol para promoção e ensino da língua e da cultura da Espanha e dos países hispanofalantes, essa instituição com sede em São Paulo oferece programação com atividades culturais como apresentações de música, literatura e exposições de arte e fotografia.

O local é formado por uma sala de exposições, auditório e biblioteca.

Um dos destaques da programação fixa é o ciclo Guitarrísimo, no qual intérpretes espanhóis e hispano-americanos apresentam repertório de violão dos países hispânicos com instrumentos que vão da vihuela (viola de mão) até o violão contemporâneo.

 

ESPORTES

Parque Trianon

Antigo belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, frequentado pelos intelectuais paulistanos, nas décadas de 20 e 30, esse parque de 48,6 mil m² abriga vegetação remanescente da Mata Atlântica e conta com uma trilha de 600 metros de extensão, playgrounds e aparelhos de ginástica.

Oficialmente conhecido como Parque Tenente Siqueira Ramos, em homenagem ao militar e político brasileiro que participou da Revolta Tenentista de 1924, o nome popular Trianon se deve à existência do antigo Clube Trianon que, até meados dos anos 1950, funcionou onde hoje está o Masp.

 

Parque Mário Covas

Com mais de 5.300 m², essa área verde da avenida Paulista se localiza no jardim da antiga residência Vila Fortunato, de propriedade da família Thiollier, demolida em 1972.Inaugurado em 2010, o Parque Prefeito Mário Covas e conta com um paraciclo, sanitários e uma Central de Informação Turística Paulista, administrada pela SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.

 

O Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito, cujo ingresso é a doação de 2kg de alimento não perecível que são direcionados para o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, que conta com quatro roteiros temáticos pelas ruas da cidade: Centro Histórico, Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Avenida Faria Lima.

O percurso tem duração média de 1h15 e as bicicletas, coletes e equipamentos de segurança são fornecidos pelo projeto. Na avenida Paulista, as paradas são em atrativos como a Casa das Rosas, MASP e o Conjunto Nacional.

MSN BRASIL (19/10/2015)

  • Marca SP