Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

2 de junho de 2014

Cidades-sede têm mais da metade das vagas do Pronatec

Por: Web Matser

Tags:

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Turismo) já conta com 166.444 pessoas inscritas nos seus cursos, superando a meta de 157 mil matriculas.

Os cursos são oferecidos em 120 cidades do País, entre elas, as 12 cidades-sede. As capitais Cuiabá (11.067), Salvador (11.903) e Rio de Janeiro (10.230) são as que concentram o maior número de matriculados.

Os cursos mais procurados são os de auxiliar administrativo (cerca de 34 mil inscritos); inglês básico (cerca de 13 mil) e recepcionistas em meios de hospedagens (cerca de 12 mil). Outras formações como camareira em meios de hospedagens; organizador de eventos; agentes de informações turísticas e auxiliar de cozinha também aparecem entre os cursos mais procurados.

São 54 cursos profissionalizantes gratuitos ministrados por meio do Senac, Senai, Sesc e Sesi, e institutos federais e estaduais de educação.

O Pronatec também prepara taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e do corpo de bombeiros para recepcionar os visitantes durante a Copa do Mundo.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “investir na capacitação profissional aumenta a competitividade dos destinos e contribui para o desenvolvimento do setor”.

Para o Ministério do Turismo, atender bem ao turista garante, além da satisfação dos visitantes, a fidelização para outras viagens ao Brasil. Pesquisas do MTur realizadas durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude mostraram que o País alcançou níveis de satisfação acima de 90% com os serviços turísticos e mais de 95% no índice de intenção de retorno.

Os estados que, até o momento, mais inscreveram pessoas para os cursos de formação são o Rio Grande do Sul, com 19.511 alunos; Mato Grosso do Sul, com 14.650; e a Bahia, com 13.712.

Para consultar o número por cidade-sede, acesse as matérias regionalizadas: Salvador, Cuiabá, Rio de Janeiro,Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, São Paulo, Natal, Manaus, Recife, Belo Horizonte e Curitiba.

Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre a importância da oferta de qualificação na área.

BRASIL.GOV.BR (30/05/2014)

  • Marca SP