Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

21 de novembro de 2012

Cidade de São Paulo será candidata à sede da Expo Universal 2020

Por: Web Matser

Tags:

Uma comitiva do governo brasileiro apresentará nesta quinta-feira, em Paris, a candidatura da cidade de São Paulo para sediar a Expo Universal 2020. O evento é considerado o terceiro maior do mundo em termos de impacto econômico e cultural, perdendo apenas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. A comitiva brasileira é chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e conta com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad; e os secretários estaduais Sidney Beraldo (Casa Civil) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano).

A feira, organizada pelo Escritório Internacional de Exposições e realizada desde 1851, serve para nações, municípios e empresas apresentarem inovações que possam melhorar a vida das pessoas. A feira de 2020 deve durar seis meses e pode atrair cerca de 30 milhões de visitantes.

Em São Paulo, os investimentos previstos são de R$ 4 bilhões para a construção de um centro de convenções em um terreno de 5 milhões de metros quadrados – o Anhembi Parque, também na capital paulista, tem 400 mil metros quadrados de área total. O empreendimento contará com centro de conferências, área de exposições, shopping center e hotéis, entre outras instalações. O principal marco será a Torre de Energia Renovável, com restaurante e mirante, acessível por meio de teleférico.

O comitê brasileiro afirma que a cidade ganharia com a geração de empregos, destinação de parte da estrutura da exposição a programas habitacionais e possível expansão da Linha 6-Laranja do Metrô, que inicialmente vai da Brasilândia, na zona norte, até a estação São Joaquim, na região central. “Vamos investir em transporte sobre trilhos e acessos rodoviários para beneficiar não apenas os frequentadores da Expo 2020 mas também deixar um legado permanente para a cidade de São Paulo”, afirma o secretário Sidney Beraldo.

O tema da feira em 2020 será: “Poder da Diversidade – Harmonia para o Crescimento”. A candidatura da cidade de São Paulo será apresentada na quinta-feira para os membros do Bureau Internacional de Exposições (BIE), órgão composto por 161 países e responsável pela escolha da cidade vencedora, a ser anunciada em novembro de 2013. São Paulo concorre com outras quatro cidades: Izmir (Turquia), Ekaterinburgo (Rússia), Dubai (Emirados Árabes) e Ayutthaya (Tailândia).

A campanha pela defesa de São Paulo como sede do evento começou nesta terça-feira com uma audiência realizada por volta das 13 horas, no horário de Brasília, entre o secretário-geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE), Vicente Loscertales, e os secretários Sidney Beraldo e Edson Aparecido.

A última Expo foi realizada em 2010, em Xangai, e teve a participação de 190 países, 50 organizações internacionais e 73 milhões de visitantes. A próxima exposição universal será em 2015, em Milão, na Itália. A primeira Exposição Universal foi realizada no Palácio de Cristal, em Londres, ganhando fama como marco para grandes descobertas mundiais e ideias inovadoras nas mais variadas áreas de atuação. Na edição de 1889 Paris ganhou a Torre Eiffel, construída para o evento e para celebrar os 100 anos da Revolução Francesa. Durante o século XIX, as Exposições Universais apresentaram ao público, entre outras criações, o telefone, de Graham Bell; o elevador de Otis e a máquina de escrever Remington.

Fonte: Guilherme Soares Dias – Valor Econômico (20/11/2012)..

 

Notícias Relacionadas:

  • Marca SP