Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

4 de fevereiro de 2016

Blocos levam 410 mil pessoas às ruas em Pré-Carnaval de São Paulo

Por: Web Matser

Tags:

A prefeitura de São Paulo divulgou um balanço do pré-carnaval da cidade, que aconteceu durante este fim de semana. Neste domingo (31), segundo dia de festa, os blocos levaram mais de 300 mil pessoas às ruas. No total, o fim de semana de Pré-Carnaval atraiu 410 mil pessoas.

Foram 63 blocos ao todo e uma pesquisa preliminar da São Paulo Turismo mostra que 92% dos foliões percebeu melhorias na organização da festa

Somente no domingo foram 11 desfiles na zona leste, 8 na zona norte e 5 na zona sul, além de 14 na subprefeitura Pinheiros e 11 na região central.

O bloco com maior público neste domingo foi o Acadêmicos do Baixo Augusta, que atraiu 90 mil foliões ao desfile na rua da Consolação, na região central da cidade. O bloco foi criado por donos e frequentadores de casas noturnas da região da rua Augusta.

O grupo tem o cantor Wilson Simoninha como puxador de samba, o escritor Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, a atriz Alessandra Negrini como rainha da bateria e é apadrinhado pela cantora Tulipa Ruiz.

Ontem, o público do carnaval de rua contou com 271 banheiros químicos, sendo 47 adaptados para pessoas com deficiência. Ao todo, durante todo o período de carnaval serão disponibilizadas 8.108 diárias de banheiros químicos, cerca de 40% a mais comparado a 2015, quando foram disponibilizados aproximadamente 3 mil.

A Prefeitura também disponibilizou cerca de 130 agentes para fazer a fiscalização nas ruas, primordialmente em relação a ambulantes, cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares após a 1h. Ontem foram apreendidos 50 sacos de mercadoria irregular, nas subprefeituras Lapa e Sé.

A Central de Atendimento do SAMU recebeu 11 chamadas originadas de foliões. A Guarda Civil Metropolitana acompanhou as festividades neste sábado (31). As áreas com maior quantidade de blocos, nas subprefeituras da Sé, Pinheiros e Vila Mariana receberam um efetivo de 197 guardas, que apreenderam 2.125 itens de comércio irregular.

Durante a operação de trânsito neste domingo (31) também não foram registradas ocorrências graves. A Companhia de Engenharia de Tráfego trabalhou com 355 agentes para a fiscalização e orientação dos blocos, auxiliados por 170 viaturas.

Até às 16h de domingo (31), a Central de Operações da companhia registrou trânsito normal nas regiões com maior adensamento de foliões, caso das avenidas Santos Dumont (zona norte) e Pedro Alvares Cabral (zona sul). No mesmo horário, a cidade apresenta índice de congestionamento de quatro quilômetros.

Na região da subprefeitura da Sé foram recolhidas neste sábado (30) 19,5 toneladas de lixo, com a utilização de 22 contêineres com capacidade de mil litros e 15 pontos de entrega voluntária.

A limpeza das ruas foi realizada com 122 metros cúbicos de água de reuso e 720 litros de desinfetante. No total, 225 profissionais trabalharam auxiliados por 15 caminhões, cinco triciclos, cinco bicicletas, dois carros elétricos e oito caminhões-pipa.

Na região de Pinheiros, 210 profissionais trabalharam no sábado (30) na limpeza das ruas que receberam blocos e coletaram 46,5 toneladas de lixo. A limpeza empregou 87 metros cúbicos de água de reuso e 450 litros de desinfetante. Auxiliaram os trabalhos 23 caminhões basculantes habitáculos, compactadores, pipas, veículos leves e motos.

Em todo o Carnaval, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana disponibilizará uma equipe de 2.100 funcionários para a limpeza das ruas que receberão 355 blocos. Serão realizadas limpeza e lavagem de vias, coleta de resíduos de varrição e domiciliar, além de limpeza de bocas de lobo.

R7.COM (01/02/2016)

  • Marca SP