Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

17 de agosto de 2015

10 mil estudantes devem visitar a WorldSkills

Por: Web Matser

Tags:

Os corredores da WorldSkills São Paulo 2015 estão cheios. Durante toda essa semana a olimpíada mundial do conhecimento é o palco que atraí os jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Até o final da competição cerca de 10 mil alunos, de 56 escolas públicas e particulares de São Paulo, deverão visitar o Anhembi.

Uma delas é a escola Estadual Romeu de Moraes, da Vila Ipojuca, que levou mais de 100 alunos nesse segundo dia do evento. Para Regina Souza, coordenadora do ensino médio, essa experiência é fundamental para a tomada de decisão da futura profissão.

“Nessa fase, os estudantes precisam conhecer bem as opções. E, ver ao vivo a atuação de profissionais tão jovens é um grande estímulo”, disse a coordenadora.

Para os alunos Natalie Cardinali e Victor Tippe, estudantes do 3º ano do ensino médio, a educação profissional está mais difundida e valorizada atualmente. Isso os faz pensar se devem seguir diretamente para um curso universitário ou pensar em um curso técnico que ofereça uma experiência prática.

“Penso que na área do conhecimento que pretendo seguir, a de humanas, não são muitas opções de cursos técnicos”, diz Victor.

O grupo circulou por quase todo pavilhão. Os estudantes ouviram as explicações dos embaixadores de algumas das profissões e ficaram encantados com a Cozinha e a Robótica.

Na escola esses alunos são estimulados com oficinas de orientações técnicas, segundo explica Nina Brisotti, professora de projetos: “Periodicamente realizamos oficinas de culinária e de robótica, entre outras.”

Com apoio e coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as visitas fazem parte do Programa Uma Escola, Um País que também proporcionou um intercâmbio das escolas-anfitriãs com as delegações de competidores dos 62 países participantes da WorldSkills. Os competidores foram recebidos pelas escolas na terça (11).

G1/SÃO PAULO (13/08/2015)

  • Marca SP