Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

5 de novembro de 2012

Mel Fernandes – Museu do Futebol

Por: Web Matser

Tags:

Já tinha ouvido muita gente falar super bem de lá! Não é a toa que em quatro anos de existência recebeu 1,4 milhão de pessoas, sendo o museu mais visitado da Secretaria do Estado e da Cultura.

O Museu foi concebido como uma sequência de experiências lúdicas, que relacionam o esporte e a vida brasileira no século XX. Um verdadeiro “parque temático” em torno da paixão que o futebol desperta.

Nos três andares que ocupa do Pacaembu, o Museu do Futebol constrói uma narrativa específica para o visitante. Os pilares em que se formula seu projeto – arquitetura, conteúdo e museografia – foram integrados para transmitir ao público três conceitos que norteiam a visita: emoção, história e diversão. Esses conceitos agrupam várias salas do Museu, e, ao mesmo tempo, se misturam nos espaços. O time responsável pelo conteúdo é liderado por João Máximo e conta com os jornalistas Celso Unzelte e Marcelo Duarte.

Missão

Investigar, divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira. Esse é o pilar fundamental da missão do Museu do Futebol. Para isso trabalhamos a inserção histórica e cultural desse esporte no Brasil por meio de exposições, ações educativo-culturais, pesquisas e procedimentos de salvaguarda, valorizando a prática que atravessa o cotidiano do país desde fins do século XIX.

Toda essa capsula do tempo está instalada num dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como Estádio do Pacaembu -, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo. A iniciativa é do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização Fundação Roberto Marinho. O Museu do Futebol integra a rede estadual de museus de São Paulo.

Aproveitei o feriado do dia 12 de Outubro e fui lá conferir de perto! Realmente o MUSEU DO FUTEBOL tem uma atmosfera contagiante e transcende a barreira do esporte, ali, é um pouco da história do povo Brasileiro! Um museu cercado de mistérios da euforia que todos temos pelo bola, pelo drible, pelo chute e pelo gol. Um mistério que opera sobre eruditos e simples, que unifica e separa como as grandes paixões coletivas, onde as alegrias são sempre maiores que as tristezas. O futebol tem o encanto de abrir os nossos olhos para valiosas questões da história. E com certeza agradará a todos, mesmo aqueles (as) que torcem o nariz quando o assunto é bola, juiz, bandeirinha e tão enigmático “impedimento”!

Desde as flâmulas cordialmente trocadas entre os rivais antes das partidas até vídeos incríveis separados por diversas categorias e selecionados pelo próprio visitante, tudo é muito lindo e fascinante! Me impressionei positivamente com a estrutura e instalações do local! Muita tecnologia e um formato e linguagem que cativam quem passa por lá! Alguns pontos altos na minha opinião. Em um dado momento, subimos para o anel superior através de uma escada rolante quando de repente, quando nos damos conta estamos diante de toda a estrutura que sustenta as arquibancadas do PACAEMBU e um mosaico de vídeos com os maiores coros das torcidas brasileiras ecoam em alta definição e muito alto! De arrepiar, principalmente quando o coro é do seu time!!
Destaco também a sala onde podemos ouvir narrações históricas, desde a década de 50 até relembrar os jargões como “Pimba na Gorduchinha!” do querido Osmar Santos! Curiosidades do futebol é uma parte bem legal também, como a maior goleada, o maior número de expulsões, gol mais rápido, maior público, enfim, infindáveis informações que serão úteis para aquela rodinha de amigos, mesa de bar ou no Barbeiro!:)

Destaco também a sala onde podemos ouvir narrações históricas, desde a década de 50 até relembrar os jargões como “Pimba na Gorduchinha!” do querido Osmar Santos! Curiosidades do futebol é uma parte bem legal também, como a maior goleada, o maior número de expulsões, gol mais rápido, maior público, enfim, infindáveis informações que serão úteis para aquela rodinha de amigos, mesa de bar ou no Barbeiro!:)

Como todo bom museu, ao final da visita uma loja bem estruturada com artigos esportivos e um bar situado entre as pilastras do Pacaembu, um lugar bem gostoso para sentar, comer uma coisinha rápida e beber um chopp!

Poderia ficar horas e horas descrevendo tudo o que vi lá, mas faço um convite à todos vocês para conhecerem pessoalmente e tirarem suas próprias conclusões! Até a próxima!

Fonte: Mel Fernandess (2/11/2012)

Notícias Relacionadas:

  • Marca SP