Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

3 de junho de 2016

Decreto inclui Parada Gay de São Paulo no calendário oficial da cidade

Por: Web Matser

Tags:

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), assinou nesta terça-feira (24) um decreto que inclui a Parada do orgulho LGBT (foto) no calendário oficial de eventos da cidade, conforme adiantou a colunista da Folha de São Paulo Mônica Bergamo. Com isso, a parada será realizada oficialmente todos os anos entre maio e junho. Vale lembrar que LGBT, ou ainda LGBTTT, é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Embora refira apenas seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de género divergentes do sexo designado no nascimento.

“Há muitas iniciativas de incluir no calendário da cidade as mais diversas atividades, mas ninguém se lembrou durante 20 anos incluir a expressão LGBT no calendário oficial da cidade”, disse Haddad. “Nós chegamos a estimular algumas pessoas a fazer isso por lei, mas como ninguém tomou a iniciativa, decidi baixar um decreto porque, afinal de contas, é o mínimo que se pode fazer depois de 20 anos.”

O prefeito disse ainda que a inclusão da Parada Gay no calendário oficial vai favorecer a atuação da SPTuris [empresa municipal de promoção ao turismo], que trabalha com os eventos oficiais da cidade. O investimento da prefeitura nesta edição será de R$ 1,5 milhão, mais do que o que foi investido no ano passado, quando R$ 1,3 milhões foram disponibilizados pelo Executivo municipal.

A 20ª edição da Parada Gay de São Paulo será neste domingo (29), a partir das 10h. Os 17 trios elétricos vão se concentrar na avenida Paulista, descerão pela rua da Consolação até o vale do Anhangabaú, onde haverá um show de encerramento surpresa. O tema desta edição é “Lei de Identidade de Gênero Já, todos juntos contra a transfobia”. No ano passado, ativistas da comunidade trans se sentiram excluídas da Parada Gay. A programação completa do evento, no entanto, ainda não foi divulgada pela organização do evento.

A Parada do orgulho LGBT de São Paulo é uma manifestação social em prol da garantia dos direitos civis da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) que acontece desde 1997 na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. O evento conta com a participação de LGBT e simpatizantes passando no local.

A principal reivindicação contida no evento tem sido o combate à homofobia (tema recorrente desde 2006). Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais.

Segundo a SPTuris (empresa estatal de turismo do município de São Paulo), a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o evento que atrai mais turistas à cidade, e em todo o país só fica atrás do Carnaval do Rio quando se consideram os turistas internacionais. A edição de 2011 foi a que os organizadores estimaram o maior número de participantes: 4 milhões de pessoas.

WWW.MONGAGUANOTICIAS.COM.BR (25/05/2016)

Notícias Relacionadas:

  • Marca SP