7 de agosto de 2015
SPTuris realiza pesquisa inédita na 25 de Março
O objetivo do estudo é identificar o perfil do frequentador, medir o impacto do turismo e a movimentação financeira que ocorre ali e que alcança R$ 120 milhões por dia, podendo chegar a R$ 300 milhões diários em datas especiais, no Dia das Mães, Parada LGBT, Dia dos Namorados e Natal.
A pesquisa entrevistou mais de 1,4 mil pessoas e mostrou que 76% dos frequentadores são paulistanos,outros 15% de outras cidades do Estado de São Paulo e 9% vem de outras regiões do País.
Entre os paulistanos, a Região Leste é a que mais envia compradores (42%); já a Zona Norte, registra apenas 18,3%.
Outro dado interessante revela que as mulheres entre 25 e 39 anos de idade, com Ensino Médio completo ou Superior (72%) são a maioria (67%) e os produtos mais procurados na região são bijuterias (21%),vestuário (16%) e artigos para festa (15%).
Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a pesquisa vai ajudar a entender melhor quem são essas 400 mil pessoas que frequentam a rua diariamente.
“Frequentemente nos procuravam buscando informações sobre a região da Rua 25 de Março e não tínhamos as informações. Era uma demanda reprimida e que agora poderá ser melhor trabalhada.”, afirma.
Ele ainda ressalta que a fama que local possui é extremamente positiva. “Veja, 95% das pessoas afirmaram na pesquisa que não estavam ali pela primeira vez, e 90% disseram que pretendem voltar em outras ocasiões.”, completa.
Motivações
Quem decide ir à região da Rua 25 de Março, em sua maioria, vai para compras pessoais (75%) e somente 5% vão para compras de negócios. Entre as motivações pela escolha da região, as principais são: preço(71%) e variedade de produtos (22%).
A facilidade de acesso também foi citada na pesquisa e o transporte público é o preferido: 40% vão de metrô, 33% utilizam ônibus e apenas 16%, o carro.
Sobre Turistas
A maioria dos visitantes que vem para São Paulo realizar compras na região da Rua 25 de Março permanece na cidade em média dois dias e tem um gasto diário de aproximadamente R$ 100,00 no local.Boa parte vem de carro (23%), trem (20%) ou ônibus fretado (19%).
Entre as atividades realizadas, além das compras na via, estão, respectivamente, compras em outros locais(35%), gastronomia (25%), parques ou áreas verdes (6%) e visita a parentes e amigos (5%).
A pesquisa também contou com o apoio da Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março) e está disponível na íntegra no site do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo.
PROMOVIEW/CURITIBA – 07/08/2015