13 de agosto de 2013
Placas de sinalização facilitarão acesso de turistas
Serão investidos cerca de R$ 19 milhões para a implantação de placas e equipamentos que facilitam a localização de visitantes .
O Ministério do Turismo formalizou nesta quinta-feira (8) documento que autoriza o repasse de R$ 19 milhões para a implantação de placas e equipamentos que facilitam a localização de visitantes em 34 destinos históricos de 17 estados do PaÃs. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, reuniu-se com prefeitos e representantes dos municÃpios contemplados pelo PAC do Turismo para assinatura do documento.
A sinalização turÃstica tem o objetivo de incentivar o turista brasileiro a viajar pelo Brasil, uma das premissas do Plano Nacional de Turismo (2013-2016). A proposta é inserir as cidades históricas nos roteiros turÃsticos nacionais e internacionais, gerando empregos, melhorando as condições de vida dos moradores e aumentando a arrecadação de impostos.
Para o ministro Gastão Vieira, a sinalização turÃstica garante conforto, segurança e permite a mobilidade adequada do visitante. “Ela destaca e reforça a identidade do local, ampliando os ganhos do destino com a visitação”, afirmou.
Na divisão dos recursos para sinalização turÃstica, a região Nordeste receberá R$ 7,3 milhões para investimento em 13 cidades históricas. Na lista de beneficiários, estão destinos que recebem grandes fluxos de turistas como Fernando de Noronha (PE), Itaparica (BA), Penedo (AL), São Luis (MA), ParnaÃba (PI), Aracati (CE), João Pessoa (PB) e São Cristóvão (SE).
No Sudeste, os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro receberam um total R$ 5,5 milhões. A sinalização turÃstica será implantada nas principais cidades históricas mineiras, como por exemplo, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará e São João Del Rei.
São Miguel das Missões (RS), com suas ruÃnas tombadas pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, está no rol das cidades do sul do PaÃs que recebeu recursos para sinalização turÃstica. A região terá um total de R$ 3,15 milhões para intervenções também em Pelotas e Jaguarão (RS); em Florianópolis e Laguna (SC) e Antonina (PR).
Para cidades da região Centro-Oeste, foram destinados cerca de R$ 2 milhões, beneficiando Corumbá (MS) e cidade de Goiás e Goiânia, no estado de Goiás. A região Norte terá R$ 1 milhão em investimento para sinalização turÃstica em Belém (PA).
No encontro, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, anunciou a abertura, na próxima segunda-feira (12), do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv) para inscrições de propostas de projetos de infraestrutura no valor mÃnimo de R$ 100 mil, num total previsto para o investimento de R$ 6 milhões.
Sinalização TurÃstica
A sinalização de orientação turÃstica, com mensagens que contribuem para a transmissão do conhecimento dos atrativos e para o desenvolvimento da atividade turÃstica, possui grande importância, pois tem função educativa e indicativa, além de dinamizar o setor turÃstico e integrar o turista com a paisagem visitada.
A linguagem exclusiva, a cor padronizada internacionalmente e a articulação com a sinalização indicativa em geral, são elementos que destacam as atrações turÃsticas locais e regionais e, ao mesmo tempo, tornam mais racional e seguro o caminho para cada uma delas, independentemente da origem e do idioma do turista, nacional ou estrangeiro.
English
Español