Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

4 de abril de 2014

Lollapalooza movimenta quase R$ 60 milhões no turismo da cidade

Por: Eduardo Fuertes

Tags:

Evento musical acontece pela primeira vez no Autódromo de Interlagos nos dias 5 e 6 de abril; maioria do público vem de fora de São Paulo

Faltando apenas três dias para a terceira edição do Lollapalooza Brasil, que este ano será realizado pela primeira vez no Autódromo de Interlagos, nos dias 5 e 6 de abril, a estrutura do evento já está quase pronta, com a montagem dos palcos e outros ambientes em fase de finalização.

De acordo com estimativas do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), o turismo gerado com o evento movimentou mais de R$ 58 milhões na economia da cidade no ano passado. O dado foi obtido depois de uma pesquisa realizada pelo órgão no evento de 2013.

Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os eventos musicais e shows de grandes artistas nacionais e internacionais trazem muito retorno para a cidade porque recebem milhares de visitantes. ”As pessoas que vêm aos shows também costumam aproveitar mais alguns dias na cidade, principalmente se for fim de semana, como é o caso do Lollapalooza, já que a vida noturna e cultural paulistanas são famosas e agitadíssimas”, explica.

O levantamento feito pelo Observatório também apurou o perfil do público do festival em 2013 e apontou que quase 58% eram turistas, o que representa mais de 96,8 mil pessoas. Além disso, os principais meios de hospedagem dessas pessoas foram hotel ou flat (33,8%) e casa de amigos ou parentes (29,7%), enquanto 32,1%do público foi e voltou à residência no mesmo dia.

”A hotelaria teve grande impacto. Cerca de 80 dos 132 hotéis consultados em regiões próximas ao local registraram aumento na ocupação por conta do evento no ano passado”, destaca Poit. Outro número revelado pela pesquisa foi o gasto médio de R$ 600 pelos turistas que foram ao Lollapalooza Brasil 2013 e permaneceram, em média, quase dois dias e meio na cidade.

Uma das questões com as quais a organização do evento se preocupa é que as pessoas priorizem o transporte público para chegar ao local. Em 2013, o estudo mostrou que quase 38% foram ao festival de metrô, e este ano, mesmo com a mudança do local de realização do festival, uma das entradas do Autódromo de Interlagos fica a menos de mil metros da estação de trem ”Autódromo”, na linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Para conferir a pesquisa de 2013 na íntegra, acesse http://www.observatoriodoturismo.com.br

Sobre o Lollapalooza Brasil
Neste fim de semana, dias 5 e 6 de abril, o festival Lollapalooza Brasil contará com apresentações de dezenas de bandas, especialmente de rock e gêneros afins, que serão distribuídas em diferentes espaços nos cerca de um milhão de metros quadrados de área do local. Entre os destaques estão grupos estrangeiros renomados como New Order, Pixies, Soundgarden e Nine Inch Nails, os brasileiros do Nação Zumbi e Raimundos, além de novos artistas como Muse, Imagine Dragons, Lorde, Jake Bugg e Ellie Goulding. Para quem quiser levar os filhos, haverá ainda programação e atrações voltadas às crianças no Kidzapalooza.
http://www.lollapaloozabr.com

Guias Web (04/04/2014)

  • Marca SP