Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

20 de janeiro de 2014

Guarda civil é eleito pela 6º vez Rei Momo de São Paulo

Por: Web Matser

Tags:

O Carnaval 2014 em São Paulo começou oficialmente no início da madrugada desta sexta-feira (17) com o reinado da nova Corte, eleita após uma disputa acirrada para Rei e Rainha do Carnaval no Palácio de Convenções do Anhembi.

Com 169 quilos, o guarda civil metropolitano Marco Antônio Rodrigues de Sales, de 49 anos, desbancou outros sete concorrentes e conquistou a coroa de Rei Momo pela sexta vez. Já a rainha entrou para a história por ser a mais jovem a receber o título: a estudante Cláudia Higino, de apenas 18 anos e 1,70m de altura, conquistou os jurados e superou outras dez candidatas.

Também foram eleitas como primeira e segunda princesas, a bailarina Mayara dos Santos, de 25 anos, e a modelo Michelle Tobias, de 28. O Rei e a Rainha receberão R$ 15 mil cada um. A primeira princesa, R$ 10 mil. E a segunda, R$ 9 mil. O valor do é pago em parcelas durante um ano.

Entre os jurados, estavam o jornalista Leão Lobo, o cantor e secretário de municipal de Promoção da Igualdade Racial, Netinho de Paulo, e a ex-passista carioca Maria da Penha Ferreira, a Pinah, que ficou famosa por sambar para o príncipe Charles. Rainha de bateria da Dragões da Real e ex-Fazenda, Simone Sampaio, que venceu o concurso em 1998 e 1999, também esteve no júri. “As candidatas estavam super bem preparadas. Foi um concurso muito difícil”, disse ao UOL Simone, que tem o título de rainha das rainhas. “É sempre emocionante ver um concurso lindo assim, com todas as agremiações representadas. Revivo todas as emoções”, disse.

Os candidatos foram avaliados nos quesitos comunicação, fantasia e samba no pé. Todos se apresentaram ao som da bateria da Mocidade Alegre, campeã do Carnaval de 2013. Entre os candidatos a Rei Momo, o analista de sistemas Márcio Akira Matsuyoshi, de 32 anos, chamou atenção por ser descendente de japonês. “A pergunta que eu mais escuto nas últimas semanas é: o que esse japonês maluco está fazendo no samba? Mas eu quero mostrar a miscigenação cultural paulistana e brasileira”, disse Akira ao público do Anhembi. No entanto, a sua performance no samba deixou a desejar e Marcão levou o título mais uma vez.

Fim do reinado do Rei Momo sarado

Com a eleição de Marco Antônio, de 169 quilos, o Rei Momo de São Paulo volta, de fato, a ser robusto e bonachão. Marcão é 68 quilos mais pesado que seu antecessor, o vendedor Gledson Fonseca, de 30 anos e 101 quilos de puro músculo. “No meu reinado podem esperar muita folia e felicidade”, disse ao UOL ao novo rei.

Funcionário da Guarda Civil Metropolitana há 22 anos, Marco Antônio há oito anos já não dá expediente na rua. Agora trabalha na área de recursos humanos da GCM. Mas mesmo assim é reconhecido na rua por exercer a dupla função: patrulhador da ordem pública e incentivador da folia. “Todo mundo me conhece como rei-guarda”, contou

Marcão, que representou a Associação dos Destaques de São Paulo (Adesp), já concorreu ao título de Rei Momo oito vezes. E segundo ele não é o dinheiro que o faz entrar na briga. “É uma felicidade estar neste trono. Concorreria mesmo se não recebesse nada. É o samba, é cultura, é a nossa raiz”.

Rainha preparada por atriz da Record

A desenvoltura ao falar no palco, a simpatia e o samba no pé de Cláudia Higino, de 18 anos, que conquistaram o público e o jurados no concurso da Corte do Carnaval de São Paulo foram, além de talento natural, fruto de três meses intensos de preparação. A nova rainha, que representa a Vai-Vai, foi preparada pela atriz Valquíria Ribeiro, cuja última novela foi “Máscaras” (2012), na Record. Assim como Cláudia, Valquíria também venceu o concurso de rainha do Carnaval de São Paulo pela escola do Bixiga, em 2000.

“Para ser rainha, é preciso também aprender sobre nossa história. É a primeira rainha que preparo. É uma vitória muito grande. Isso é amor pelo samba de São Paulo”, disse ao UOL a atriz, que desfila como destaque de chão da Vai-Vai.

Cláudia Higino levantou o público do Anhembi ao surgir no palco com uma fantasia que fugiu do tradicional. Ela usou um macacão pintado à mão. O traje, criado pelo estilista Bruno Oliveira, foi bordado com 40 mil pedras. O ponto alto, no entanto, foi quando Cláudia, ao sambar, acendeu as luzes do costeiro. “Para isso acontecer, ela carregou uma bateria de cinco quilos nas costas e se saiu muito bem”, contou o estilista Bruno Oliveira.

A nova rainha começou a frequentar a Vai-Vai aos 13 anos levada por um tia. “Sou cria da Bela Vista”, disse ao UOL Cláudia. A desenvoltura da menina com o samba a levou à ala das passistas. Depois desfilou como destaque de carro e nos últimos dois anos ganhou o posto de destaque de chão. “Tenho que agradecer à minha comunidade que sempre acreditou em mim”, disse a rainha, disputada pelos novos súditos foliões.

Jussara Soares – Uol (17/01/14).

  • Marca SP