Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

3 de março de 2016

Feira do Empreendedor do Sebrae-SP tem recordes de público e de negócios fechados

Por: Web Matser

Tags:

A Feira do Empreendedor 2016, do Sebrae-SP, realizada de 20 a 23 de fevereiro em São Paulo, recebeu em seus quatro dias 130 mil visitantes, um aumento de 25% sobre os 104 mil de 2015. Foi o público mais numeroso de suas cinco edições. O evento também atingiu R$ 15,5 milhões em negócios fechados, quase o dobro dos R$ 8 milhões previstos e a maior marca desde a primeira edição, em 2010.

A tônica nos corredores do Anhembi, onde ocorreu a Feira, foi fazer da empresa própria a saída para a crise econômica. Com a taxa de desemprego em alta, consequência da recessão, empreender passou a ser a solução encontrada por muitos para se obter renda. Na Feira, 83,43% dos presentes eram pessoas físicas e 16,57%, jurídicas, ou seja, um contingente significativo de interessados em se iniciar como empresários. Na edição de 2015, quando o desemprego estava em patamar mais baixo, 73,96% eram pessoas físicas e 26,04% jurídicas.

“A presença do grande público na Feira é a prova da confiança e esperança em si mesmo e no Brasil. As micro e pequenas empresas são muito importantes para o País, não só no momento de crise, mas em qualquer momento”, afirmou o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.

Quem esteve na Feira pôde, além de concretizar negócios, assistir a palestras, passar por consultorias, conhecer tendências e novidades, se informar sobre gestão, saber mais sobre linhas de crédito e se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Futuros e atuais empresários encontraram um leque variado e rico em conteúdo para empreender com qualidade.

O casal formado pelo técnico em eletrônica Danilo de Lima e a analista financeira Cintia Piaulino foram à Feira atrás de oportunidades. Apesar de ambos estarem empregados, temem pelo mau momento do mercado de trabalho e já planejam empreender em caso de uma eventual demissão. “Com a situação do País, estamos nos precavendo e estudando alguma possibilidade de negócio, disse Lima. “Sabemos que podemos errar, mas o Sebrae ajuda muito com informação”, completou Cíntia.

“Faz mais de um ano que estou desempregado e estou pensando em empreender de alguma maneira”, contou o auditor de qualidade Carlos Noronha, também presente no evento.

Entre os expositores e patrocinadores, avaliações positivas. Pesquisa realizada durante a Feira apontou que 91% deles voltariam a participar do evento e 99% tiveram seus objetivos atendidos. Numa escala de 0 a 10, a nota relativa à satisfação geral foi 8,6 e 9,2 no caso de recomendar a Feira para outras pessoas.

A Tistus RV, empresa focada em soluções de captação de imagem para tour virtual 3D, realidade virtual e desenvolvimento de aplicativos, esteve pela primeira vez no evento e colheu excelentes resultados. “Encerramos os quatro dias de Feira com 15 franquias comercializadas, no montante de R$ 700 mil”, afirmou o empresário Romulo Santos. “Os óculos chamam a atenção de quem passa pelos corredores, inclusive de uma multinacional com quem já iniciamos contato.”

Participando pelo segundo ano seguido da Feira, a Doutor Lubrifica, rede de franquia de serviços automotivos delivery, fechou a pré-venda de três unidades. Pelo estande passaram ao menos 10 mil pessoas e cerca de 5 mil pré-cadastros foram feitos por interessados em conhecer mais sobre a rede. “A Feira surpreende pelo volume de pessoas realmente interessadas em fazer negócios e empreender. Pretendemos marcar presença no próximo ano”, disse Diego Oliveira, diretor de franquias.

“Estou bastante surpreso com o movimento e a qualificação do público da Feira. O resultado foi positivo e além das nossas expectativas. Acredito que já temos uns dois meses pela frente de reuniões agendadas por conta dos contatos feitos na Feira. Tínhamos previsto crescimento de 50% no faturamento deste ano, mas acredito que com o resultado do evento esse número será superado”, afirmou o CEO da BeeHive Logística Integrada, Fernando Cebrian.

“A edição deste ano da Feira superou todas as nossas expectativas, tanto no número de visitantes quanto no perfil do público que passou pelo nosso estande, muito mais qualificado em comparação aos anos anteriores. Os acessos ao nosso site triplicaram durante o evento. O sucesso foi tão grande que já confirmamos nossa participação no ano que vem”, informou Grasiela Tesser, CEO do Cake ERP, especializada em sistemas de gestão empresarial.

SEGS (29/02/2016)

  • Marca SP