Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

29 de julho de 2014

Escritores da região participam da Bienal

Por: Web Matser

Tags:

O fim do mês pede passagem e as novidades para a Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, começam a ganhar ares. O megaevento será no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 22 e 31. Serão mais de 480 expositores participantes em um espaço de 60 mil metros quadrados. A coluna Social do Diário aproveitou o ensejo, porque hoje é Dia do Escritor para conversar com algumas representatividades da região que farão parte desta grande festa da literatura. Quem lança Lelé, o Navegador dos Sonhos, da editora Alternativa, é a advogada Ana Stoppa, de Santo André.

Fã de Monteiro Lobato, ela escreve livros infantis, pensamentos e poesias. Herdou do avô Francisco a paixão pelas linhas. Ele tinha enciclopédia de contos, mapas e países. Mais tarde, a escritora assumiu a missão de levar incentivo e despertar questionamentos por meio da palavra. “A meta é proporcionar esperança, induzir a reflexão, além de provocar sorrisos e mostrar possibilidades”, afirma. Os próximos lançamentos estão previstos para o fim do ano, na Itália.

O professor universitário e autor de três dezenas de obras, Sérgio Simka, de Mauá, também assinará dedicatórias. A obra chama-se Ética Como Substantivo Concreto, da editora Wak. A publicação é uma coletânea de artigos de docentes sobre comportamento entre professores e alunos. “O mais importante é poder divulgar o nosso trabalho a um maior número de pessoas possível e manter contato com outros profissionais”, ressalta Simka.

CURIOSIDADE

O saldo de livros foi positivo no ano de 2013. As editoras do Brasil venderam 279,66 milhões de exemplares, um aumento de 4,13% em relação a 2012. Os dados são da pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, da (Fipe/Usp)Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo.

Clubinho

Blogueiras de livros, Milena Cherubim e Patrícia Xavier dividem mediação do encontro de fãs para discutir sobre as sagas Jogos Vorazes e Divergente, respectivamente, das autoras Suzanne Collins e Veronica Roth, em centro de compras de São Bernardo, no domingo, a partir das 15h. “Falaremos o que os leitores sentiram com relação ao filme e se os personagens da película condizem com o que pensam das obras”, salienta Milena, que leu a trilogia de Suzanne em apenas três dias.

Oportunidade

Palestras sobre estudos no Exterior, inauguração de espaço da livraria, sessão de cinema e crepes no almoço. A Aliança Francesa, localizada em Santo André, abre as portas – literalmente – para quem quiser conhecer a escola, das 10h às 17h, amanhã. “Nossa missão é de ensinar a língua francesa, mas também de difundir a cultura francófona”, afirma o diretor francês Mathieu Claudel. Os próximos eventos estão previstos para o segundo semestre. Entre eles, exposição sobre moda, curso de degustação de champanhe e espumantes.

Ponta dos pés

Aniversário da Uesda (União das Escolas de Samba de Diadema) movimenta os apaixonados pelo ritmo, hoje, na Chácara Três Irmãos. A comemoração de um ano deve contar com a presença de escolas da Capital e também com a Unidos do Serraria. O presidente da entidade, Jurandir de Sousa, ainda receberá a Liga das Ligas do Grande ABC para falar sobre o Carnaval na cidade.

Tradicional

Com homenagem ao artista gráfico, dramaturgo, editor e tradutor Millôr Fernandes, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) chega nesta edição com 47 autores de 15 nacionalidades, entre os dias 30 e 3, no Rio de Janeiro. Neste ano, havéra show gratuito de abertura da Gal Costa na praça da Matriz. Novidade é que participantes poderão assistir a transmissão ao vivo da programação no telão sem pagar entrada.

Acessibilidade

Pessoas com deficiência auditiva também terão chance de participar da Fliparanapiacaba, aberta ao público nos dias 6 e 7 de setembro e reservada dois dias antes para escolas da rede municipal da região, na vila ferroviária. A empresa andreense STN Caption terá participação durante a feira literária. “Disponibilizaremos telão com legendas em tempo real”, afirma a diretora da companhia, Maria teresa Bucci, que apóia a disseminação da cultura para todos.

Sertanejo

Tapas e Beijos, Pense em Mim, Não Olhe Assim, Eu Juro e Temporal de AmorStand By Me, do álbum Nada Mudou, estará na programação. Cervejas, uísque, queijos e frios variados, salgados, frutas da época e bolos de laranja e chocolate são algumas das exigências do camarim.

Bem temperado

Ainda está em tempo de fazer ação social e ainda degustar um prato brasileiríssimo. Neste domingo será realizada a décima edição da Feijoada Beneficente da Apae de Santo André, na sede da entidade. O valor arrecadado será destinado para manuteção do local que está em processo de reforma. São aguardadas 600 pessoas, que pagarão R$ 45 pelo convite. Para mais informações sobre o almoço solidário o telefone é 4993-5553.

DIÁRIO DO GRANDE ABC (25/07/2014)

  • Marca SP