14 de agosto de 2015
Conhece os yuccies?
Depois da onda hipster, o estilo jovens urbanos criativos cresce cada vez mais em todo o mundo
Bye bye hipsters! Pois quem entra em cena agora são os Yuccies. Criado a partir da noção de Young Urban Creative (Jovem Urbano Criativo), o novo estilo conquista cada vez mais jovens empreendedores no mercado de trabalho criativo. Ainda com uma pitada hipster, o estilo lembra um pouco dos Yuppies, jovens empresários de 20 a 40 anos dedicados a enriquecer rapidamente com planos empresariais e investimentos financeiros.
Entre galerias de arte e cafés, os Yuccies buscam montar seu próprio negócio com foco no diferencial e fogem dos cargos executivos convencionais. Qual seria a grande diferença entre os Hipsters e os Yuccies?Para esclarecer as dúvidas dos leitores, o tabloide britânico Daily Mail publicou uma matéria bem-humorada sobre o novo estilo e apontou particularidades dos dois:
Hipsters
Veste: camisetas de lenhador, jeans de brechó, gorros e óculos Buddy Holly
Escuta: Vinil antigo
Viaja de: Bicicletas Fixie
Come: Saladas de quinoa, hambúrguer caro e couve
Bebe: Coquetéis servidos em potes e cerveja artesanal
Fuma: Cachimbo ou cigarros de enrolar
Feriados: Um retiro de yoga ou um festival de um amigo
Look: Barba, batom vermelho, cabelo longo para homens, corte curto em mulheres ou pintado ombré,tatuagens que fecham o braço
Estrelas hipsters: Jarvis Cocker, Alison Mosshart
Trabalho: Freelance de design gráfico ou músico
Yuccies
Veste: Roupas dos anos 90, incluindo sandálias no estilo ortopédicas, mini mochilas, calça jeans de cintura alta, blusões e óculos de sol redondos
Escuta: Longas playlists do Spotify
Viaja de: Uber
Come: Qualquer comida de food truck, donuts artesanal e sorvete vegano
Bebe: Vodka e suco verde, e cerveja artesanal
Fuma: No vaporizador
Feriado: Um apartamento AirBnb
Look: Algumas tatuagens com significados, bigode curto ou barbeado
Estrelas yuccies: Mark Zuckerberg, Zoella
Trabalho: Consultor de mídia social e vlogger
O point
Na hora de escolher o local para passear e descontrair, os Yuccies apostam em opções culturais e moderninhas. Aqui no Brasil, o bairro da Vila Madalena, em São Paulo, foi apontado em um levantamento do portal Skyscanner como um dos vinte lugares mais descolados do mundo. Na frente de cidades como Istambul, Barcelona, Sidney, Tóquio e Dubai, a região ficou conhecida como o point dos Yuccies por ser recheada de lugares compartilhados para o desenvolvimento de trabalhos criativos, como cafés descolados,galerias, centros culturais, loja de produtos orgânicos, grafites e lojas de artesanato.
O secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, concorda que o bairro se tornou um case da cidade em economia criativa e que o segmento já se expande para outras regiões. “Há polos criativos na região da avenida Paulista, rua Augusta, Tatuapé,Pompeia, Ipiranga, Jardins, Vila Olímpia e muitos outros. O próprio Centro e a Zona Leste estão se desenvolvendo bastante nesse sentido”, afirma.
GPS Brasília – 11/08/15