Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

21 de agosto de 2015

Brasil Brilha Na Worldskills, Por Jaime Garcia Dias

Por: Comunicação

Tags:

A maior competição de educação técnica do mundo, a WorldSkills, ocorreu neste ano aqui no Brasil e o Brasil foi o maior medalhista desta edição.

A maior competição de educação técnica do mundo, a WorldSkills, ocorreu neste ano aqui no Brasil. O evento, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de agosto, contou com a participação de mil e duzentos competidores vindos de sessenta e dois países.

Trata-se de uma competição de proporções gigantescas. Segundo a Secretaria de Turismo de São Paulo, este foi o maior evento já realizado no Anhembi

, pois ocupou ao mesmo tempo o Palácio das Convenções, o Pavilhão de Exposições e a pista central do Sambódromo,informa Jaime Garcia Dias.

Diversas situações reais foram montadas com a finalidade de propiciar aos competidores um ambiente onde pudessem aplicar na prática o que aprenderam em suas respectivas escolas de caráter técnico.

De acordo com Jaime Garcia Dias, o evento é de extrema importância para a formação destes jovens, pois trata-se de uma competição saudável, que prepara os futuros profissionais para desafios reais da vida laboral, além de proporcionar-lhes visibilidade no âmbito social.

A interação com diversas culturas, permitiu com que os competidores interagissem de forma bastante positiva. As diversas delegações que estiveram presentes, brilharam bastante, mas a do Brasil destacou-se de forma surpreendente, analisou Jaime Garcia Dias.

O que pôde-se perceber foi o fato dos brasileiros mostrarem-se bastante desembaraçados frente aos desafios propostos na competição. Tal fato deve-se ao excelente preparo dos competidores nacionais e ao engajamento da comissão organizadora do evento.

Segundo Jaime Garcia Dias, a forma como esta competição foi organizada revela uma estrutura extremamente sólida e um planejamento comprometido em proporcionar aos jovens que lá estiveram, ambientes que realmente podem existir nas empresas em que futuramente poderão trabalhar.

Dentre outras coisas, Jaime Garcia Dias, aponta que foram elaboradas situações diversas, tais como quarto de hospitais,centros de estética e oficinas mecânicas. O destaque deste ano ficou por conta da imensa frota de veículos que foi disponibilizada aos participantes e ao fato de haver até um helicóptero que serviu como base para algumas etapas da competição.

O Brasil foi o maior medalhista desta edição da WorldSkills. Segundo informa Jaime Garcia Dias, o destaque ficou por conta de Luís Carlos Sanches Machado Júnior, que cursa tecnologia automotiva em uma das unidades do Senai. O jovem sobressaiu-se dentre todos os 1,2 mil participantes ao obter incríveis 571 pontos nas provas que realizou.

No último dia 16, ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, a cerimônia de encerramento e a tão esperada premiação dos vencedores. Os jovens, com a energia típica da idade, abrilhantaram o auditório com suas bandeiras nacionais, cheios de orgulho de si e dos seus colegas.

No próximo ano, a WorldSkills será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes e está prevista para acontecer entre os dias 14 e 19 de outubro, onde espera-se que jovens entre 17 e 22 anos repitam o mesmo brilho que foi visto nesse ano.

Sabe-se que o importante mesmo é competir, mas quando compete-se em casa e ainda consegue-se a primeira colocação no pódio, trata-se do reconhecimento de grandes esforços, o que traz uma emoção ímpar, explica Jaime Garcia Dias.

SEGS (19/08/2015)