Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

7 de agosto de 2015

5 pontos turísticos que você precisa conhecer em São Paulo

Por: SPTuris

Tags:

São Paulo é uma das cidades mais movimentadas, conhecida por ser um polo de negócios e empreendimentos. Nós, paulistas, que vivemos aqui muitas vezes não nos damos conta do que mais a cidade tem para oferecer, além da correria do dia a dia, do metrô lotado ou do trânsito quilométrico.

Vez ou outra (quase sempre) escuto as pessoas falando do quanto querem viajar, conhecer cidades e pontos turísticos mundo afora, o que eu acho super justo e também quero e sonho com isso. Mas um dia, pensando nessas minhas futuras viagens, eu percebi que não conhecia minha própria cidade dessa forma. Então decidi mudar isso e fui atrás de conhecer alguns pontos turísticos de SP, o resultado dessa decisão? Eu me apaixonei pela cidade!

São Paulo é incrível, cheia de cultura, diversidade, arte e uma gastronomia maravilhosa. Existem diversos lugares na cidade onde você realmente se encontra em uma viagem, e o melhor, a maioria você nem precisa desembolsar muito (ou até nenhum) dinheiro. Por isso eu decidi compartilhar um pouco disso aqui no blog da July, minha amiga e parceira de muitos desses passeios paulistanos.

Vamos lá para 5 dicas de pontos turísticos bons e econômicos na cidade de São Paulo!

1. Edifício Altino Arantes/Banespa

O terceiro maior edifício de SP, construído em 1939 para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo,famoso Banespa, como muitos o conhecem. O projeto do prédio foi inspirado no Empire State Building, de Nova York, e atualmente é um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, com 161,22 metros de altural e 40 andares.

A visita no edifício é gratuita, porém somente de segunda a sexta (único detalhe que eu considerei ruim,pois tive que esperar uma folga para visita-lo) e costuma ter uma fila de espera. Nós (eu e a July) fomos em uma terça feira por volta das 13h, e ficamos uns 30 minutos pra entrar.

A espera vale a pena, na visita conhecemos uma sala onde ficam guardados alguns artefatos antigos que pertenciam ao banco e logo em seguida pudemos subir ao ponto mais alto, onde você consegue ver praticamente a cidade inteira! É incrível como grandes arquiteturas ficam pequenas vistas lá de cima, um exemplo foi ver a Catedral da Sé, que parece minúscula olhando de lá.

O tempo de permanência no mirante é de 5 minutos, no inicio parece pouco, mas foi o suficiente para vermos tudo e tirarmos muitas fotos. Outro detalhe é que sobem poucas pessoas por vez, não me recordo o número exato, mas quando fomos foram só 5 pessoas.

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 15h

2. Edifício Martinelli

Localizado quase de frente ao Banespa, o edifício Martinelli é mais um dos prédios históricos da cidade de São Paulo. Foi o primeiro arranha céu da América Latina, inaugurado em 1929. Uma das vistas mais bonitas também, com um terraço gigantesco que fica em torno de todo o prédio.

A visita também é gratuita, porém tem horários marcados para entrar

Endereço: R. São Bento, 405 – Centro, São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 09:30h às 11:30h e das 14h às 16h, aos sábados das 09h ás 13h e aos domingo das 09h ás 15h

3. Theatro Municipal de São Paulo

Para mim esse é um ponto indispensável tanto para paulistanos, quanto para turistas na cidade. Com uma arquitetura incrivelmente linda, inspirada no Ópera Garnier, uma famosa casa de espetáculos em Paris.

O Theatro é aberto para visitas gratuitas e guiadas, com mais ou menos 1h de duração. Porém quando você entra, não quer mais sair! Para quem é apaixonado por arte ou arquitetura, vai ficar encantado com o lugar,onde cada detalhe tem um significado histórico. Na visita os guias explicam tudo e nos deixam super a vontade para questionar, o que você com certeza vai querer fazer com a imensidão de informações existentes naquele lugar!

Uma curiosidade interessante é saber que o Theatro Municipal de São Paulo não apresenta peças teatrais,somente espetáculos como óperas, concertos e ballet. Os ingressos variam de valor, porém algumas apresentações você consegue encontrar a entrada por até R$ 40,00, podendo variar o valor de acordo com o lugar comprado na sala de espetáculos. Ainda não tive a oportunidade de assistir algum, mas deve valer super a pena!

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo

Horário das visitas guiadas: de terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h. Sábado e feriados: às 11h, 12h,14h e 15h.

Inscrições no local, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia.

4. Centro Cultural de São Paulo

Sabe aqueles filmes americanos que assistimos cheios de música, dança, arte e pessoas diferentes interagindo como se pudessem viver todos em paz com suas diferenças? Pois é, foi assim que me senti quando entrei no Centro Cultural de São Paulo nessa última vez que fui.

Já conhecia o lugar pela sua imensa biblioteca pública que fica no último piso do prédio, onde fui muitas vezes fazer os trabalhos da faculdade. Mas nunca tinha ido com o intuito de visita-lo como ponto turístico,e me arrependi por não ter feito isso antes!

O CCSP conta com uma variedade de exposições e espaços amplos onde várias “tribos urbanas” se encontram pra fazer o que gostam. Num mesmo ambiente você vê pessoas dançando Hip Hop, outras dança de salão, ou até lutando esgrima. Também tem espaços para jogos de cartas, xadrez, damas e etc.

E por fim, um incrível jardim suspenso sobre o prédio, onde é possível ler, tomar sol ou fazer um piquenique com os amigos. Além disso, nessa área existe uma “horta pública” com diversas verduras e até milho! Isso mesmo, eles plantam, o povo cuida e todos tem direito aos alimentos que estão ali, incrível né?

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.

5. Butantã Food Park

E por último, não podia faltar uma boa dica de comida né? O Food Park Butantã conta com diversos food trucks em um único espaço, com opções para todos os gostos. Atualmente é meu lugar favorito quando se fala em sair pra comer, porque sempre tenho a oportunidade de experimentar algo diferente. O triste é a vontade de experimentar tudo de uma vez só.

Em sua maioria os valores são bem aceitáveis pela qualidade da comida, que é muito boa. Vou colocar aqui algumas coisas que já comi nas vezes que eu fui, junto com o valor e lugar que comprei.

Horário de funcionamento: de segunda a quarta das 11h ás 16h, de quinta a sábado das 11h ás 22h e aos domingos das 12h ás 19h.

Bom pessoal, espero que tenham gostado das dicas! Sempre que der eu vou aparecer por aqui com novidades sobre os pontos turisticos de SP.

E também, para quem quiser acompanhar, estou com um projeto fotográfico no instagram! É só seguir lá@maisamorporsp e acompanhar meus passeios culturais pela cidade! 😀

Beijos galera!

TIPS & TRIPS – 06/08/2015

  • Marca SP