Você está em: Comunicação > Releases

Releases

18 de junho de 2015

Virada Cultural: pesquisa mostra que shows de MPB e rock são atrações que mais agradam ao público

Por: Web Matser

Tags:

Último levantamento realizado no evento pela SPTuris também destaca preferências como comédia, teatro e dança

Palco Júlio Prestes na Virada 2014. Foto: Nelson Antoine.

Palco Júlio Prestes na Virada 2014. Foto: Nelson Antoine.

No próximo fim de semana, 20 e 21 de junho, acontece a 11ª edição da Virada Cultural, evento que tem mais de 24 horas ininterruptas de atrações culturais gratuitas espalhadas pela cidade. Além dos palcos montados no centro, também haverá programação em bairros de várias regiões, nas unidades dos CEUs e Sescs.

Em 2013, o Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) fez uma pesquisa com o público da Virada Cultural, com perfil de turistas e as preferências na programação do evento. “A pesquisa é importante para medirmos os resultados, saber o que mais agradou, o perfil do público e a atração de turistas”, explica o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit.

Entre as manifestações artísticas preferidas estavam:
• shows (53,5%)
• comédia (12,7%)
• teatro (12,5%)
• dança (7,2%)
• e outras como viradinha infantil, orquestra, intervenções, etc.

Considerando apenas as atrações musicais, os gêneros que mais agradaram foram:
• MPB (35%)
• rock (20%)
• rap (10,6%)
• música eletrônica (9,9%)
• samba (7,2%)
• e diversos outros como hip hop, forró, reggae, jazz, black, chorinho, etc.

Viradinha infantil em 2014. Foto: Sylvia Masini.

Viradinha infantil em 2014. Foto: Sylvia Masini.

Confira abaixo outros destaques da pesquisa:

Nota geral da Virada: 7,6

Perfil geral do público:
• 54,7% masculino
• 27,3% na faixa de 18 a 24 anos
• 54,1% assalariados
• 38% tinha Ensino Médio
• 30,5% com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos

Gasto médio no evento: R$ 53,67

Meio de transporte para chegar ao evento:
• metrô (44,4%)
• ônibus (22,4%)
• a pé (11%)
• carro (10,7%)
• trem (9%)

Procedência dos participantes
• 79,7% residentes
• 10,3% da Grande São Paulo
• 10,1% de fora da cidade

Dos turistas, quase a totalidade era de turistas domésticos, principalmente dos estados de: São Paulo (interior e litoral), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná

Turistas:
– Gastos durante a estada na cidade: R$ 1.168,00
– Pernoites: 2,6 dias em média
– Meios de hospedagem:
• 62,1% não se hospedou
• 25,4% em casas de amigos e parentes
• 8,8% em hotéis/flat
• 2,2% casa própria
• 1,5% em albergue

Para acessar a pesquisa na íntegra, acesse observatoriodoturismo.com.br

Este ano, será feita nova pesquisa na Virada Cultural, com mais de 1,2 mil entrevistas em 15 locais com 20 pesquisadores. Além disso, duas Centrais de Informação Turísticas móveis (em vans) estarão em funcionamento durante o evento para distribuição da programação e para fornecer informações sobre atrativos da cidade.