Cidade de São Paulo

30 de abril de 2015

Vai um cafezinho aí? Cafeterias fazem parte do “DNA” do ser paulistano

Por: Web Matser

Tags:

A história e o desenvolvimento econômico da capital paulista são indissociáveis da produção cafeeira, que teve seu auge no estado de São Paulo entre meados do século XIX e início do século XX. O cultivo do “ouro negro” proporcionou o enriquecimento da cidade e influenciou nas características urbanas e arquitetônicas do centro. Além disso, o famoso cafezinho passou a fazer parte do cotidiano dos paulistanos, sendo o acompanhamento certo nas reuniões de amigos, colegas de trabalho e familiares.

Em homenagem ao amor que o paulistano tem pela especiaria, listamos algumas cafeterias renomadas do centro da cidade para o visitante conhecer – em grande estilo – parte da herança que a economia cafeeira deixou para São Paulo.

Largo do Café – Na região, localizada no cruzamento das ruas São Bento, Álvares Penteado, Rua do Comércio e Dr. Miguel Couto, concentram-se diversas cafeterias. Antigamente, este era o local onde o grão era comercializado.

Café Girondino – Localizado no centro da capital, próximo à estação São Bento do metrô e em frente ao Mosteiro de São Bento, o Café Girondino possui três ambientes distintos: no térreo, café e lanchonete; no mezanino, o bar; e no piso superior, o restaurante.

Café Floresta – Com uma variedade de cafés, que vai do tradicional ao sofisticado, o Café Floresta fica na Rua São Bento e já possui mais de 60 anos de existência.

Padaria Santa Tereza – Uma das padarias mais antigas de São Paulo, foi fundada pelos portugueses em 1872 e fica na Praça João Mendes.

Santo Grão – Possui sete unidades espalhadas pela capital: Oscar Freire, Vila Madalena, Moema, Higienópolis, Morumbi, Itaim e Cidade Jardim.

Urbe Café – Com diversidade em opções de cafés, oferece também drinks e cervejas especiais. Fica na Consolação.

Octavio Café – Localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o local oferece várias opções de cafés tradicionais e um cardápio repleto de quitutes.

A SPTuris tem um roteiro especial sobre o tema, chamado “O Café e a História da Cidade”. Para ver na íntegra acesse aqui.