18 de setembro de 2014

Turismo em São Paulo é alavancado por setor de feiras e negócios no segundo semestre

Relatório da SPTuris sobre as atividades do setor mostra que os bons índices do mês de agosto apontam tendência positiva para o fechamento do ano.

SPTuris_strip_18936_0_full

O relatório mensal da Central de Monitoramento do Turismo Paulistano, projeto pioneiro da São Paulo Turismo (SPTuris), por meio de seu Observatório de Turismo e Eventos, comprova a retomada do segmento de feiras e negócios na cidade. O estudo mostra que, imediatamente após o término da Copa do Mundo, o agitado calendário de feiras, congressos, convenções e exposições da capital foi retomado com bastante fôlego e, com isso, os principais índices, registraram elevação.

Um dos destaques do estudo revela que a taxa de ocupação nos hotéis cresceu 2,8% em agosto em relação ao mesmo período de 2013, passando de 68,1% a 70%. A diária média praticada nos hotéis bateu R$ 325, um crescimento de 7,2% em relação a agosto de 2013.

O movimento em restaurantes da capital também registrou elevação se comparado ao mês de julho: 75% dos restaurantes consultados afirmaram que o movimento está melhor.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os dados apontam tendência positiva para o ano. “Devemos fechar o ano em franco crescimento, mesmo com a crise internacional”, disse.

Indicadores de agosto

De acordo com o relatório da Central de Monitoramento, a atividade turística em agosto de 2014, na média dos setores consultados, confirmou suas previsões de crescimento na comparação com julho, com oscilações positivas em todos os segmentos consultados. O Observatório de Turismo e Eventos prevê ainda um crescimento no setor turístico paulistano para os próximos quatro meses em torno de 3%, acompanhando inclusive as projeções da Organização Mundial do Turismo. De modo geral, setores estratégicos como a hotelaria e alimentação tiveram crescimento na demanda tanto em relação ao mês de julho de 2014, quanto a agosto de 2013.

O Imposto Sobre Serviços arrecadado com Turismo em agosto de 2014 representou o terceiro maior crescimento em relação a 2013, impulsionado pela retomada dos eventos e conseqüentemente da hotelaria, com demanda favorável. Segundo informações do Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas, o percentual de faturamento planejado para investimento pelo setor de turismo para o terceiro trimestre de 2014 é de 23,4% para o setor de eventos e de 20,7% para o receptivo, beneficiando principalmente o treinamento de funcionários e a infraestrutura das instalações das empresas.

Na área de transportes, tanto aeroportos quanto terminais rodoviários apresentaram números crescentes em São Paulo. Os aeroportos de Congonhas e Viracopos registraram um aumento de 7,6% em média no fluxo de passageiros se comparado ao mesmo período do ano de 2013. Os desembarques de passageiros dos três terminais rodoviários que atendem a cidade (Tietê, Barra Funda e Jabaquara) tiveram uma variação positiva média de 2,79%.

Esses e outros índices estão disponíveis no site www.observatoriodoturismo.com.br.

Sobre a Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento do Turismo é um painel com o “termômetro” do turismo paulistano, que revela os indicadores do segmento. Os levantamentos ficam sob a orientação de técnicos do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, e são divulgados mensalmente em seu site.