Você está em: Comunicação > Anhembi > Releases

Anhembi

15 de julho de 2016

SPTuris publica edital para construção de novo Espaço Multiuso de Eventos no Anhembi

Por: SPTuris

Tags:

Neste sábado (16), a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), publica o edital de licitação para construção e operação de um espaço de eventos multiuso e coberto em uma área dentro do complexo Anhembi.

Os interessados em participar devem apresentar projetos que atendam todas as regras e funcionalidades estabelecidas no edital. A modalidade da concorrência internacional será por maior valor de outorga, ou seja, o interessado que tiver a proposta de maior valor – atendidos os requisitos técnicos do projeto – receberá a concessão do terreno de aproximadamente 21 mil metros quadrados ao lado da Concentração do Sambódromo, na Marginal Tietê.

O novo equipamento faz parte do projeto da Macroárea de Estruturação Urbana do Arco do Tietê, que busca aprimorar a ocupação urbana e a transformação de padrões econômicos de áreas estratégicas, resgatando a centralidade da metrópole. O espaço terá padrão internacional e contará com equipamentos modernos que permitem a realização de diversos tipos de eventos – esportivos, de negócios, culturais e de entretenimento –, já que permitirá múltiplas configurações de uso ou até mesmo o uso simultâneo. Em sua configuração máxima, terá capacidade para 21 mil expectadores.

A expectativa é de que o equipamento atraia novos eventos para a cidade de São Paulo, como campeonatos de MMA (como UFC), jogos da NBA (NBA Global Games), abertos de tênis, campeonatos brasileiros de vôlei e basquete, congressos e convenções internacionais e shows que exigem grande aparato tecnológico.

Após a publicação do edital, as empresas interessadas terão 60 dias para apresentar suas propostas, que serão julgadas por uma comissão especial de licitação. A estimativa é de que o espaço comece a operar em até três anos após a assinatura do contrato, o que deve ocorrer ainda este ano.


Histórico

 Desde 2015, a SPTuris realiza as etapas do plano para construção da área multiuso no complexo Anhembi. A ideia surgiu do próprio setor privado, que manifestou interesse em construir uma área coberta e de padrão internacional para realização de eventos em uma região interna do Anhembi. Tal iniciativa deu início, em janeiro de 2015, ao Chamamento Público n.º 001/2015, pelo qual empresas interessadas e experts apresentaram estudos e, após análise e avaliação da Comissão Especial, cinco dos estudos preliminares foram utilizados para versão inicial do edital que foi levado à consulta pública no início deste ano.

Os proponentes e consórcios que entregaram as propostas são grupos compostos por empresas multinacionais do mercado, incluindo operadores de espaços multiuso e promotores de eventos. Neste link estão as imagens apresentadas pelos grupos como uma perspectiva da futura área: http://bit.ly/20eqP1g.

No início deste ano, os estudos preliminares passaram pelas fases de consulta e audiência pública, a fim de recolher sugestões para finalização do edital de licitação, que agora está sendo aberto.

O modelo de licitação será de concorrência internacional e pelo maior valor de outorga mensal, ou seja, será declarado vencedor o interessado que propuser o maior valor – obedecendo todos os termos do edital.

Informações sobre o chamamento público estão disponíveis em http://spturis.com/v7/daf-compras-e-licitacoes-2.php, em “chamamentos públicos”. A consulta pública realizada está disponível em consultapublica.spturis.com.br.

Os documentos da Concorrência Pública Internacional estarão disponíveis a partir de 16 de julho de 2016 em: http://spturis.com/v7/daf-compras-e-licitacoes-2.php, em “Concorrência Internacional”.

 

Vista do Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Vista do Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Área onde ficará o novo Espaço Multiuso de Eventos no Anhembi. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Área onde ficará o novo Espaço Multiuso de Eventos no Anhembi. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Área onde ficará o novo Espaço Multiuso de Eventos no Anhembi. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Área onde ficará o novo Espaço Multiuso de Eventos no Anhembi. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Notícias Relacionadas: