Você está em: Comunicação > Releases

Releases

21 de setembro de 2017

Shows do São Paulo Trip movimentam turismo da cidade

Por: Web Matser

Tags:

 
Somente com ingressos e na cadeia turística, local do evento movimentou mais de R$ 350 milhões com shows em um ano 
 

Nos próximos dias a capital paulista vai ferver com a primeira edição do São Paulo Trip, que trará shows de grandes ícones do rock internacional. As apresentações acontecem entre os dias 21 e 26 de setembro no Allianz Parque e incluem nomes como The Who, Bon Jovi, Aerosmith, Guns N’Roses, Alice Cooper, entre outros.

O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo), realizou análise de dados fornecidos pela administração do local relativos a shows – sem incluir jogos de futebol. Considerando somente tíquete médio do ingresso de R$ 349,54 por pessoa, a movimentação no Allianz Parque com esses espetáculos chega a R$ 154,3 milhões em um ano, e alcança o total de R$ 358 milhões somado a gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras.

Segundo pesquisa de demanda realizada pelo Observatório em 2015, cerca de 760 mil turistas visitaram a capital paulista para assistir a shows e o gasto médio por visitante foi de R$ 770, representando uma movimentação financeira total na cidade de aproximadamente R$ 585 milhões no período de um ano.

Roqueiros nos hotéis

Quem vem de fora para curtir os shows precisa de pelo menos um quarto e uma noite para tomar ducha e descansar antes ou depois da noite de espetáculo. Dados da plataforma de hospedagem Trivago apontam uma diária média nos hotéis paulistanos em torno de R$ 300 durante a São Paulo Trip, de 21 a 26 de setembro.

Além disso, a taxa de ocupação média no período do evento em alguns hotéis da região do Allianz Parque está em 60,4% – acima da média geral dos hotéis para fins de semana no mês de setembro de 2016, que foi de 56,4%.

De onde vêm?

Ainda conforme os números fornecidos pelo Allianz Parque, mais de 440 mil pessoas estiveram no local para shows e espetáculos no período de agosto de 2016 até agosto deste ano e, segundo os promotores desses eventos, cerca de 60% do público veio de fora de São Paulo. Entre as cidades que mais compraram ingressos estão municípios próximos como Campinas, Santo André, Santos, São Bernardo e Guarulhos, além de outras capitais brasileiras como Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Já os estados que mais compraram foram de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Bahia, Goiás, Ceará e Pará, entre outros. Das vendas para outros países, destacam-se Paraguai, Israel, Estados Unidos, Finlândia, Uruguai, Espanha, Itália, Reino Unido e Canadá.